Final do 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos em Coimbra

quinta-feira, março 15, 2012


A Final do 8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos realizou-se em Coimbra, no Estádio Universitário, no dia 9 de Março de 2012. O nosso Agrupamento, à semelhança de outros anos, compareceu cheio de vontade de ganhar e representar positivamente o nome da escola.
Saímos da escola de S. Pedro de Alva, pelas 7h e 30 min, dois alunos do 3º ciclo, em direção à sede do agrupamento, em Penacova. Ai abastecemo-nos de mais algum reforço alimentar para todo o dia e entraram os restantes participantes: cinco alunos do 1º ciclo, três do 2º ciclo, mais um do 3º ciclo e três do secundário.
Seguimos confiantes e muito animados, direitinhos a Coimbra, onde iriamos enfrentar os nossos colegas e tentar superar a nossa prestação anterior.
Na chegada, fizemos o registo da escola, recebemos sacos com o material necessário, mas antes de entramos no recinto, tiramos uma foto para recordar este momento da nossa vida.
Cada um vestiu a sua t-shirt que nos identificava com o jogo de competição, recebemos as instruções das professoras e entramos no recinto do pavilhão 1, onde decorreu toda a competição. “Semáforo”, “Cães e Gatos”, “Ouri”, “Hex”, “Rastros" e Avanço” são os seis jogos da competição.

Á distância as professoras controlavam a situação.
Pouco a pouco, conforme as nossas capacidades de resistência, fomos dando o melhor e marcando pontos na competição.
Ao final da manhã já tínhamos um aluno na final: Sérgio Sobral do 8º ano de S. Pedro de Alva tinha sido apurado no jogo OURI. Chegou então o momento para relaxar, almoçar sentadinhos na relva, à sombra, brincar e dar força ao colega para a tarde.
A boa disposição nunca faltou e quando chegou a hora de dar prova do nosso esforço, não ficamos nada mal. Conseguimos trazer para a escola um digno 11º lugar no campeonato, o que não é nada mau pois estavam inscritos mais de 2 400 alunos, de escolas de todo o país a nível nacional, em mais de 500 escolas.
Se o objetivo é motivar os jovens para a aprendizagem da Matemática, promovendo e divulgando os jogos matemáticos nas vertentes pedagógica, cultural e histórica, então … objetivo atingido!
Nós alunos, achamos que os jogos matemáticos estimulam o pensamento independente, a tomada de decisões, desenvolvem a autoconfiança, a organização, a concentração e o raciocínio lógico-dedutivo, bem como promovem a capacidade de expressão e as relações sociais pois são desempenhados a pares entre jogadores.

0 comentários: