Comemorações do Centenário da República em Penacova

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Celebram-se no dia 05 de Outubro de 2010 os 100 Anos da Implantação da República em Portugal. As Comemorações do Centenário decorrerão entre 31 de Janeiro e 05 de Outubro de 2010, sendo considerada, pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, de importância fulcral, a participação dos Municípios Portugueses nesta iniciativa.
Estando delineado um programa oficial de âmbito nacional, entendeu a Câmara Municipal de Penacova, dar o seu contributo, a nível local, para a Comemoração do Centenário da República.
Devemos salientar que, o concelho de Penacova, viu nascer, em Vale da Vinha, localidade da freguesia de São Pedro de Alva, António José de Almeida, 6º Presidente da República Portuguesa e o único, ao longo da Primeira República, a cumprir integralmente o seu mandato. Em sua homenagem, a Assembleia Municipal de Penacova votou, por unanimidade, em 28 de Maio de 1976, marcar como feriado municipal o dia 17 de Julho, data do seu nascimento e, em sua memória, foi erigido, em Penacova, um busto da autoria do escultor conimbricense Cabral Antunes, inaugurado em 05 de Outubro de 1976. Também a sua homenagem se faz em São Pedro de Alva, onde, em 05 de Outubro de 1997, foi inaugurada uma estátua sua de corpo inteiro e em Vale da Vinha, na rua e largo baptizados com o seu nome, onde fica localizada a casa que o viu nascer e onde viveu. Propriedade dos descendentes de António José de Almeida, a casa em que viveu, será, seguramente, um dos poucos edifícios que viram nascer um Presidente da República, que, apesar do seu estado de degradação, ainda é passível de ser visitado exteriormente.


0 comentários: