Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos

sexta-feira, fevereiro 19, 2010 0 comentários

Vai realizar-se na cantina da escola, nos dias 22 e 23 de Fevereiro pelas 15 horas o apuramento dos alunos que vão representar o Agrupamento no Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos, no dia 12 de Março, em Santarém.
O Clube de Matemática e o “Sitio da Matemática” da plataforma Moodle do Agrupamento têm sido alguns dos locais onde os alunos têm feito a aprendizagem das regras de funcionamento dos jogos e desenvolvido as melhores estratégias para a obtenção de uma boa classificação.

Departamento Matemática e Ciências Experimentais.
O professor Manuel Fernandes

BOCCIA: jogo de exibição de 18 de Janeiro

sexta-feira, fevereiro 12, 2010 0 comentários


No dia 18 de Janeiro, no pavilhão polidesportivo da nossa escola, entre as 14h e as 15h30m, decorreu um jogo de exibição de Boccia, entre os alunos que integram o grupo/ equipa da modalidade e alunos da APPC de Coimbra. Este evento teve a participação especial do vice-campeão paralímpico, António Marques, nos Jogos de Pequim, acompanhado pelo seu treinador.
O público foi efusivo e entusiasta e no final alguns docentes tiveram a oportunidade de participarem no jogo com os atletas convidados.


O Nevadinha: Retratos

quinta-feira, fevereiro 11, 2010 0 comentários


Kika
 
A Kika é a minha gata.


Ela é malhada de vários tons de castanho com algumas manchas brancas. Tem os olhos verdes como os meus, é pequenina, brincalhona, muito meiga e carinhosa.
Gosta de caçar ratos, e, no fim de os apanhar, deita-se e larga-os para eles correrem e ela ir atrás. Também gosta quando eu pego num cordel e fujo a correr com ele a rastejar no chão e ela o apanhar.
No tempo da caça, ela quase que não sai de casa com medo dos cães que ladram para dar sinal aos caçadores e com o barulho dos tiros.
Eu adoro a minha Kikinha e sei que posso contar sempre com ela para me alegrar nos momentos de mais tristeza e preocupação.

Joana Batista, 5.º B



Lara
A minha melhor amiga chama-se Lara Ferreira.
Ela é de estatura média, magra e simpática. Tem o rosto bonito, alegre e com sardas. Os cabelos são lisos, compridos, castanhos e soltos. Os olhos são pequenos e castanhos. Tem o nariz pequeno. Os lábios são finos e risonhos.
É uma rapariga alegre, educada, brincalhona e aplicada. O seu animal preferido é o golfinho. Veste-se bem e anda quase sempre de calças. É uma boa aluna. A disciplina de que mais gosta é Educação Musical e a de que menos gosta é Educação Física.
Adoro-a e considero-a como irmã.

Joana, 5º B

Alunos condenados em Penacova deixam “marca positiva” na escola

quarta-feira, fevereiro 10, 2010 0 comentários

Escrito por Ana Margalho

PUNIDOS POR MANIFESTAÇÃO

Alunos condenados em Penacova
deixam “marca positiva” na escola



Jovens “obrigados” a serviço de interesse público estão a elaborar

regulamento das eleições para a Associação de Estudantes

Contra a vontade dos pais, dos colegas e da própria direcção da Escola Secundária de Penacova, os três alunos que, no ano lectivo anterior, foram condenados pelo tribunal a prestarem 20 horas de «serviço de interesse público» naquele estabelecimento de ensino por terem organizado uma manifestação contra o Estatuto do Aluno, começaram esta segunda--feira a cumprir “pena”.

Por decisão da direcção da escola, nomeadamente da directora, Ana Clara, os três jovens – um deles já aluno do Ensino Superior neste momento – terão de deslocar-se àquele estabelecimento de ensino todas as segundas-feiras, até ao dia 8 de Março, entre as 14h00 e as 18h00, ficando responsáveis pela elaboração do primeiro regulamento das eleições para a Associação de Estudantes, documento que não existia na escola até então.

«Fizemos questão de os colocar a fazer um trabalho válido, de formação cívica, que seja uma marca para todos os que, no futuro, ocuparem o lugar que eles ocupavam na altura dos acontecimentos» - recorde-se que os três jovens faziam parte da Associação de Estudantes -, explicou a directora da escola ao Diário de Coimbra, admitindo que «terá sido, talvez, por falta de formação» que uma simples manifestação acabou com o cumprimento de uma “pena”.

«No fundo, eles acabaram por não infringir nenhuma regra», adiantou Ana Clara, recordando que os três alunos, hoje todos com mais de 18 anos, não chegaram a fechar o portão da escola a cadeado. Para além disso, como contava a associação de pais na altura em que soube da necessidade de cumprimento de «serviço de interesse público», tratou-se de uma acção «que teve o apoio unânime dos estudantes, com a recusa colectiva de ir às aulas, nessa manhã».

«Foi um fecho simbólico, eles estavam a exercer os seus direitos e nunca usaram a falta de educação ou a desobediência», reforçou a responsável, adiantando que ao escolher esta forma de os três alunos ocuparem as 20 horas a que foram condenados, a intenção era que «eles fizessem um trabalho que mostrasse que o que eles queriam era incentivar ao uso do que a democracia permite». E os jovens não podiam ter acolhido melhor esta tarefa. «Aceitaram muitíssimo bem», garantiu Ana Clara, que é quem está a acompanhar o trabalho dos três alunos.

No fundo, ao permitir que ficassem responsáveis pela redacção do Regulamento das Eleições da Associação de Estudantes, a directora quis que os três estudantes ficassem associados à Escola Secundária de Penacova «por bons motivos e por algo positivo». Uma atitude que foi louvada por Magda Vieira, presidente da Associação de Pais da escola que, contactada pelo Diário de Coimbra, fez questão de continuar a considerar «lamentável» todo o episódio que esteve na origem desta condenação.

«Achámos desde o início que esta era uma situação que devia ter sido resolvida dentro da escola, de acordo com o regulamento interno», recordou Magda Vieira, garantindo que «até hoje ainda não se sabe quem fez a queixa à GNR» que motivou a identificação dos três alunos. Seja como for, e uma vez que a decisão do tribunal tem de ser cumprida, a representante dos pais louvou que o serviço que está a ser realizado pelo alunos «fique na história da escola por razões positivas».

Publicação: Diário de Coimbra 10/02/2010 em:
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6176&Itemid=135

PENACOVA no Centro de Documentação Bissaya Barreto em Coimbra

segunda-feira, fevereiro 08, 2010 0 comentários

O Centro de Documentação Bissaya Barreto em Coimbra possui no seu acervo documental, fotográfico e bibliográfico elementos úteis para a história de Penacova e Lorvão, informação esta que poderá ser útil para eventuais investigações ou trabalhos académicos sobre o município.

Encontra-se aberto todos os dias úteis das 14:00h às 17:30h em frente ao Quartel aos Arcos do Jardim. Qualquer informação adicional pode ser obtida nos contactos abaixo indicados ou no site:



Centro de Documentação Bissaya Barreto

Rua da Infantaria 23Arcos do Jardim

T:+351239853805

F:+351239853806



“Isto é ARTE?!”

0 comentários
Viagem à descoberta do belo …


Poderá algo produzido em série e, naturalmente presente no nosso quotidiano, ser considerado arte?
No dia 22 de Janeiro de 2010, os alunos do 10º ano do Agrupamento de Escolas António José de Almeida, de Penacova, no âmbito da disciplina de Filosofia, visitaram o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkien, em Lisboa.
Queríamos degustar o belo…
Durante uma hora embarcámos numa viagem épica a um universo, vestido de nobres paredes caiadas de branco, onde a originalidade é rainha e a calma princesa. Uma vasta colecção de obras de alguns dos artistas nacionais e estrangeiros mais representativos de todo o século vinte brilha, formando uma imensa constelação de estrelas multicolores.
Singelos exploradores, conduzidos pela luminosidade destes astros e pela sabedoria da guia descobrimos uma forma de arte alegre e aparentemente contraditória, simples e, simultaneamente, complexa. O belo surgiu-nos como a transfiguração do real, a criatividade e liberdade do autor fê-lo esquecer a rigidez da técnica e da norma.
Regressámos enriquecidos por um olhar diferente sobre o belo e, convictos de que a arte de nada serve na ausência de um espírito onde possa fruir!

Inspirados fotografámo-nos junto a uma obra de arte.


Inês Videira
2010/01/25

Projecto 12ºano: "FAZ PORTUGAL MELHOR"

0 comentários

Somos um grupo de Área de Projecto do 12ºano da turma B, da Escola 2,3/S de Penacova. O nosso grupo é constituído por quatros elementos: Andreia Raquel Branco Gonçalves; António David Martins Calhau; Carina Raquel Serra Nogueira; Renato Proença Fernandes. Somos um grupo de jovens muito unidos e com um espírito de cooperação e entreajuda. Todos temos muitos objectivos e sonhos. O primeiro passa pela conclusão deste projecto e posteriormente a entrada para o ensino superior, mas o nosso maior medo, tal como os gauleses do "Astérix", é que o céu, ou melhor, os Exames nos caiam em cima. Credo!

O nosso projecto passa pela reabilitação de uma escola primária na localidade da Rebordosa, Penacova. Esta escola está inactiva à cerca de 5 anos e deixada ao abandono. Os nossos objectivos passam por recuperar as instalações da escola e adquirir novos materiais. Para isso, contamos com o apoio da escola tal como o apoio de diversas empresas. Agora vamos meter mãos a obra, dado que estamos inscritos num projecto da ciência viva, "Faz Portugal Melhor". A imagem em anexo é nosso logótipo: Escolhemos este logótipo porque é, a nosso ver, o que mais está relacionado com o nosso tema. Esta escolha deve-se à nossa participação no projecto da ciência viva: “Faz Portugal Melhor” e sendo o nosso tema “Penacova Melhor”. As cores que escolhemos justificam-se através das cores da bandeira nacional e pelo título do projecto em que estamos envolvidos. Como a base do nosso projecto é a reconstrução/reabilitação de uma escola primária, daí o símbolo de uma casa, a utilização de um aperto de mãos justifica-se por sermos um grupo de jovens muito unidos e com um espírito de cooperação e entreajuda.

Semanalmente podem ter informações acerca do que estamos a realizar no blog que criamos: http://penacovamelhor.blogspot.com/. Aqui poder-se-á ver fotos da escola antes de a começarmos a recuperar.

Comemorações do Centenário da República em Penacova

segunda-feira, fevereiro 01, 2010 0 comentários

Celebram-se no dia 05 de Outubro de 2010 os 100 Anos da Implantação da República em Portugal. As Comemorações do Centenário decorrerão entre 31 de Janeiro e 05 de Outubro de 2010, sendo considerada, pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, de importância fulcral, a participação dos Municípios Portugueses nesta iniciativa.
Estando delineado um programa oficial de âmbito nacional, entendeu a Câmara Municipal de Penacova, dar o seu contributo, a nível local, para a Comemoração do Centenário da República.
Devemos salientar que, o concelho de Penacova, viu nascer, em Vale da Vinha, localidade da freguesia de São Pedro de Alva, António José de Almeida, 6º Presidente da República Portuguesa e o único, ao longo da Primeira República, a cumprir integralmente o seu mandato. Em sua homenagem, a Assembleia Municipal de Penacova votou, por unanimidade, em 28 de Maio de 1976, marcar como feriado municipal o dia 17 de Julho, data do seu nascimento e, em sua memória, foi erigido, em Penacova, um busto da autoria do escultor conimbricense Cabral Antunes, inaugurado em 05 de Outubro de 1976. Também a sua homenagem se faz em São Pedro de Alva, onde, em 05 de Outubro de 1997, foi inaugurada uma estátua sua de corpo inteiro e em Vale da Vinha, na rua e largo baptizados com o seu nome, onde fica localizada a casa que o viu nascer e onde viveu. Propriedade dos descendentes de António José de Almeida, a casa em que viveu, será, seguramente, um dos poucos edifícios que viram nascer um Presidente da República, que, apesar do seu estado de degradação, ainda é passível de ser visitado exteriormente.


Limpar Portugal

0 comentários

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?” – 20de Março de 2010
Publicado em 26/01/2010 - Divulgação de Actividades
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, umgrupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar afloresta portuguesa num só dia”.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?" –Campanha Limpar Portugal.
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, umgrupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar afloresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha ummovimento cívico que conta hoje com mais de 17000 voluntáriosregistados.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivoé juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todosjuntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencialpor nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio doprojecto na internet, http://www.limparportugal.org/, onde tem toda ainformação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias cominstituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através dacedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro)estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da soluçãodeixando de ser parte do problema.

Alunos da Sala Arco-Íris realizaram visita de estudo

0 comentários
No dia 25 de Novembro de 2009, os alunos da Sala Arco-Íris realizaram uma visita de estudo à ETAR e à Fábrica de Águas Caldas de Penacova.
Numa primeira fase, tiveram oportunidade de observar o funcionamento da ETAR, onde receberam uma breve explicação sobre o processo de tratamento das águas residuais.
Daqui partiram para a Fábrica de Águas Caldas de Penacova, onde puderam apreender algumas regras de higiene e segurança em contexto laboral, bem como retirar algumas conclusões sobre os modos de tratamento e embalagem da água (até ao momento em que pode ser considerada um bem consumível).
No fim de contas, os alunos ficaram sem dúvidas: a água é sinónimo de vida!

Os cabazes de Natal de 2009

0 comentários
A passada época natalícia foi marcada pela organização e subsequente distribuição de cabazes às famílias mais carenciadas do nosso concelho. Tratou-se de uma iniciativa solidária dos professores de Educação Especial e da Técnica de Serviço Social do Agrupamento de Escolas António José de Almeida.
O grande objectivo desta actividade foi proporcionar um Natal digno àqueles que, noutras circunstâncias, não o conseguiriam vivenciar. Procurou-se levar a estas famílias a serenidade natalícia, ainda que, em grande parte dos casos, de modo efémero e fugaz. Na verdade, com a distribuição de bens alimentares, tentou semear-se alguns sorrisos naquelas famílias a que a vida não tem manifestado qualquer espécie de simpatia.
Por um lado, foram as famílias as contempladas com um presente de Natal… Por outro, foram empreendidos esforços para fazer sentir às próprias crianças os ventos do Natal. De facto, a infância sem Pai Natal é como o céu sem arco-íris! Por isso mesmo, as crianças pertencentes às referidas famílias também receberam presentes individuais. Sentiram nos seus corações um pouco de esperança e viram que, afinal, nem sempre são esquecidos.
Para que esta actividade fosse possível, contámos com os donativos de algumas entidades, nomeadamente os fornecedores do Agrupamento, a Fundação Belmiro de Azevedo, vários estabelecimentos comerciais do concelho, autarquia, etc.