Dia da Não Violência e da Paz

quinta-feira, janeiro 28, 2010


O dia 30 de Janeiro foi proclamado Dia da Não Violência e da Paz em homenagem a Gandhi, cuja morte ocorreu neste mesmo dia no ano de 1948.
Trata-se de uma iniciativa não-governamental e independente no âmbito mais geral da educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.
Mahatma Gandhi, nasceu na Índia em 1869 e é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não violenta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Os quatro principais pensamentos eram a verdade, o amor, a não-violência e a cooperação. Foi com eles que, não só lutou contra os maus tratos e discriminações que os indianos sofriam na África do Sul como ainda foi através deles que obteve a independência da Índia.

O Prémio Nobel da Paz é atribuído anualmente a pessoas que se distinguiram como pacifistas e visionários que tenham como objectivo acabar com a violência, conflito ou opressão através da sua liderança moral, e que tenham contribuído "dando o seu melhor para a fraternidade entre as nações". O Prémio é em algumas ocasiões controverso, pois ocasionalmente é ganho por pessoas que apoiaram a guerra e violência mas que através de excepcionais concessões, ajudaram a alcançar a Paz.

0 comentários: