Escola Electrão

segunda-feira, janeiro 18, 2010
O projecto Escola Electrão 2009/2010, ao qual a nossa Escola aderiu, desenvolvido pela Amb3E, sensibiliza os mais jovens para a necessidade do tratamento, de uma forma adequada, dos REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).

Os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constituem o tipo de resíduos com o maior crescimento na União Europeia. Cada cidadão europeu gera, em média, 14 quilogramas de REEE por ano, segundo a Comissão Europeia, embora outros estudos apontem para valores superiores.
Um dos problemas associado ao fluxo dos REEE é a presença de substâncias perigosas para o ambiente e a saúde. Como exemplos, podem-se referir o arsénio, o chumbo, o cádmio, o crómio, o mercúrio, o cloreto de polivinil e os clorofluorcarbonos, entre outros.
O problema é tão grave que em 2006 saiu uma directiva comunitária proibindo que os novos equipamentos contenham algumas das substâncias acima referenciadas.
O Projecto Escola-Electrão, promovido pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos Resíduos Eléctricos e Electrónicos (REEE), pelo efeito combinado de acções de divulgação e da participação num concurso inter-escolas.
Por todas estas razões a nossa Escola aderiu a este projecto e irá levar a efeito uma campanha de recolha destes resíduos em data ainda a anunciar no decurso deste ano lectivo.

0 comentários: