Visita à EDP-Barragem da Aguieira e à empresa Pellets Power, em Mortágua

sexta-feira, maio 30, 2014
No passado dia 14 de maio, a turma do 1ºCIRC, do Agrupamento de Escolas de Penacova, realizou uma visita à EDP-Barragem da Aguieira e à empresa Pellets Power, em Mortágua por iniciativa da professora de Físico-Química e também sugerido pelos alunos.
No início da visita, tivemos uma ligeira palestra sobre a Barragem da Aguieira de como surgiu e de como funciona.
Fazendo a ligação entre os conteúdos teóricos e a prática empresarial fomos informados sobre a construção da Barragem, as caraterísticas físicas e técnicas do empreendimento hidroelétrico e vimos o funcionamento dos geradores e a sala de comando das operações;
De seguida, visitámos as instalações da Empresa Pellets Power, em Mortágua, com a produção de bioenergia na forma de pellets de madeira para sistemas de aquecimento.
Assume hoje um lugar de destaque a nível nacional, na produção de energias renováveis, com base no aproveitamento da biomassa florestal
Iniciou a sua laboração em abril de 2008 e com a capacidade de produção anual de cerca de 100.000 toneladas. Dispõe de uma linha de embalagem, totalmente automatizada com capacidade de 20 ton/h para sacos de 15 kg.
Alertamos, assim, a comunidade em geral para as questões ambientais e sustentabilidade energética.

Estamos muito gratos pela visita de estudo e aos guias e  professores que nos acompanharam.

0 comentários: