Testemunhos (Reflexões) sobre as actividades desenvolvidas no âmbito da Celebração do Dia Mundial da Filosofia

quarta-feira, dezembro 14, 2011


Consideramos que as actividades que desenvolvemos foram de toda a pertinência, uma vez que, sem o nosso pequenino contributo este dia, “ Dia Mundial da Filosofia” não seria lembrado na nossa escola, algo que seria de lamentar já que desde os filósofos gregos até aos da actualidade, muitos foram aqueles que dedicaram e continuam a dedicar a vida à Filosofia, mostrando que “ nem só de pão vive o homem”.
Foi uma actividade interessante, motivante, dinâmica e produtiva.
Ana Lopes, nº2
André Luís, nº3

Nós gostámos da actividade, pois ao pesquisarmos bastantes frases de filósofos( desde os mais antigos, passando pelos modernos e acabando nos contemporâneos), aprendemos um pouco mais sobre a Filosofia e que, mais uma vez, percebemos que não há uma Filosofia, mas Filosofias. Ficámos a saber que certos pensamentos ( alguns deles já nossos conhecidos) são da autoria de filósofos que nunca tínhamos ouvido falar.
Esta forma de dar a conhecer a reflexão filosófica – marcadores para livros – pareceu-nos muito interessante e motivadora porque, para além de nós(alunos envolvidos na actividade) sairmos mais enriquecidos, também tentámos despertar a comunidade educativa( alunos, professores e funcionários) para a importância da Filosofia na vida das pessoas.
Gostaríamos ainda de salientar que a maior parte das pessoas considera que as aulas de Filosofia são uma “seca”, opinião que não partilhamos, e prova disso é que o dissemos anteriormente.
António Marques, nº 4
Leandro Ralha, nº 10

Foi um bom trabalho de equipa, não com 20 alunos, mas como se fôssemos só um.
Penso que todos nós( alunos do 10º B) gostámos da actividade desenvolvida, na medida que nos permitiu reflectir sobre alguns pensamentos filosóficos, evidenciando-nos a sua essência.
Saímos mais enriquecidos porque aprendemos, de forma diferente, mas interessante, pensamentos de vários filósofos e filósofas.
Francisco Fernandes, nº 6
Hugo Moreira, nº 7
Tiago Santos, nº 19

Na nossa opinião, a actividade que realizámos foi criativa e educativa. Criativa porque, com imaginação, construímos marcadores alusivos às mais diversas ideologias filosóficas; educativa, porque aprendemos muito com a pesquisa e trabalho acerca das frases seleccionadas para os marcadores e partilhámos, pela comunidade educativa, essa aprendizagem.
Serviu, também, para unir os alunos das duas turmas( A e B, do 10º ano) ao desenvolverem o mesmo tipo de actividade.
Adriana Santos, nº 1
Pedro Covas, nº 16


Em contexto de sala de aula, pesquisamos pensamentos filosóficos que exigiram uma atitude crítica, já que tivemos que fazer a respectiva interpretação dos mesmos. Houve partilha de ideias, desenvolvendo-se a argumentação, onde cada um defendeu o seu ponto de vista. Serviu, portanto, para aprofundarmos os nossos conhecimentos, daí considerarmos que foi uma actividade bastante educativa.
Miguel Abrantes, nº 14
Pedro Sancho, nº 15



Testemunhos de alguns dos alunos do 10º Ano, Turma B

0 comentários: