Comemoração do Dia Mundial da Filosofia

quarta-feira, dezembro 14, 2011


“O objetivo de toda a educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele é capaz”. (Kant)

O dia mundial da Filosofia tem lugar todos os anos, na terceira quinta-feira do mês de novembro, iniciativa da Unesco ciente da importância que o questionamento filosófico assume para o diálogo efetivo entre os povos. Dia destinado a lembrar que cada um é livre de participar, segundo as suas convicções, em qualquer lugar, contribuindo para a progressiva tomada de consciência da nossa comunidade de condição: a humanidade. Este propósito serviu o objetivo de contribuir para que os alunos aprendam a assumir a sua condição de seres questionadores e refletidos.
De acordo com este propósito os alunos das turmas A e B do 10º e 11º A, orientados pelas professoras de Filosofia, celebraram na nossa escola o Dia Mundial da Filosofia realizando algumas das propostas do grupo, constantes do Plano Anual de Atividades. Essas propostas consistiram na criação de marcadores de livros, onde se encontravam inscritos pensamentos filosóficos, fotografias de mulheres filósofas e criação de cartazes com alguns poemas da autoria dos alunos e subordinados ao tema “Pensar é tudo!” e cartazes com textos de Antero de Quental, Desidério Murcho,Vergílio Ferreira entre outros) desafiadores do pensar crítico. As atividades foram sendo desenvolvidas em contexto de sala de aula e também como trabalho de casa.
A actividade culminou no dia 17 de novembro com a distribuição e divulgação dos trabalhos realizados à Comunidade Escolar.
É nossa convicção que a actividade foi positiva, não só pelas aprendizagens dos alunos, mas também pelo apelo à necessidade de um pensar crítico pois “Uma vida não examinada não merece ser vivida” (Platão, Apologia de Sócrates, 38 a).

Conceição Silva e Dulce Paiva (professoras dinamizadoras da actividade)

0 comentários: