A Mulher e a Ciência

segunda-feira, março 14, 2011

A investigadora Elvira Fortunato (…) venceu uma das Bolsas Avançadas do European Research Council, no valor 2,5 milhões de euros (…) As mulheres representavam 14% dos concorrentes. Apenas 1% dos investigadores candidatos eram portugueses, metade dos quais mulheres.
Público (25/07/2008)

A sub-representação da mulher na ciência, principalmente no que concerne a cargos de liderança, é uma realidade que tem vigorado nas sociedades dos quatro cantos do mundo.
De facto, a posição que o sexo feminino ocupou ou foi obrigado a ocupar na sociedade vedou-lhe, durante séculos, o caminho a esta e outras actividades por terem sido consideradas incompatíveis com a maternidade, educação dos filhos e gestão da vida familiar.
Porque vivemos num mundo em mudança, constatamos que a mulher envolve-se cada vez mais em variadíssimas áreas da sociedade e do saber sem descurar a sua opção pessoal enquanto mulher.
Imaginação, espírito crítico, perseverança, empenho e entusiasmo são algumas das qualidades femininas que contribuem para uma carreira profissional de excelência na área da Ciência.
O caminho para o futuro está na mudança de mentalidades e isso cabe a cada um de nós, no Aqui e Agora de cada dia.

Inês Videira de Carvalho – 11º Ano / Turma A
Março de 2011
(no âmbito da disciplina de Filosofia)

0 comentários: