Visita de Estudo a Coimbra dos Quintos e Sextos Anos

quinta-feira, fevereiro 06, 2014
No passado dia 24 de janeiro eu e os meus colegas de turma, juntamente com as restantes turmas de 5º e 6º anos, fomos a uma visita de estudo a Coimbra.
A primeira paragem foi no Instituto Português da juventude, para assistirmos a uma peça de teatro apresentada pelo grupo Contrapalco. Entrámos, sentámo-nos nas cadeiras do auditório e passado algum tempo vimos as cortinas a abrir. O espectáculo ia começar! A peça era “A menina do mar”, baseada na obra de Sophia de Mello Breyner, e eu não achei aquela representação igual às outras, pois houve algo diferente, que eu adorei: os atores vinham ao pé de nós e perguntavam-nos coisas, como se fôssemos também personagens.
De seguida fomos ao Jardim Botânico, onde vimos muitas árvores, de várias cores e tamanhos, e onde aprendemos muitas coisas novas. O que mais me cativou naquele jardim foi a existência de plantas de outros países, como, por exemplo,  a cana-de –açúcar.
Logo a seguir, voltámos ao autocarro e fomos para o refeitório da Universidade de Coimbra. Estivemos algum tempo na fila e depois lá entrámos. Cada um recolheu o seu tabuleiro e sentámo-nos todos a uma mesa para almoçar.
Depois subimos para a Universidade de Coimbra. Era um local onde eu queria muito ir porque tinha várias dúvidas e curiosidades sobre ele, mas para isso estavam lá o professor Rui Santos e a professora Vera Queirós que fizeram o favor de mas esclarecer. Estivemos ali algum tempo por ali a brincar e depois fomos à Biblioteca Joanina. Este edifício, cheio de livros antigos, era muito grande e bonito. Achei muito engraçada uma coisa que a guia nos disse, que dentro da biblioteca vive uma colónia de morcegos que têm a função de comer todos os insectos que possam danificar os livros, tarefa que eles fazem à noite, quando saem detrás das estantes.
Ainda dentro do espaço da universidade, fomos visitar a capela de São Miguel. Dentro desta capela, vimos um órgão muito antigo, daqueles que só se veem em museus famosos. Este órgão tinha muitos tubos e já muitos anos. O guia explicou-nos que, apesar de ele já ter muitos anos, mesmo assim ainda era utilizado nas missas mais importantes e o seu som é tão forte que o seu som dá para ser ouvido à entrada da Universidade.
A capela era muito bela e uma grande parte era decorada com talha dourada.
Na Faculdade de Direito, vimos uma exposição que estava a decorrer. Não foi possível ver tudo porque estavam a acontecer um exame e um julgamento. Contudo, reparei que dentro de uma sala estavam azulejos muito antigos, e a professora Vera disse que eram muito valiosos.
Para terminar a nossa visita, fomos todos para o autocarro em direção a Penacova. E foi assim a nossa visita de estudo a Coimbra.

Mariana Beatriz Gomes Jordão, nº15, 6ºD



0 comentários: