Projeto “Escolher ciência” em parceria com a Escola Superior Agrária

quinta-feira, fevereiro 20, 2014
No âmbito do projeto “Escolher ciência”, uma parceria entre a Escola Superior Agrária e a nossa escola, os  alunos do 11º   A e B,  nas semanas de 27 de janeiro a 7 de fevereiro, desenvolveram  uma atividade laboratorial com a supervisão de docentes e alunos da ESAC.
Nesta actividade laboratorial realizou-se uma transformação genética, isto é, uma mudança causada por genes, envolvendo a inserção de um gene num organismo de forma a modificar uma característica desse organismo. A transformação genética é usada em inúmeras áreas da biotecnologia: na agricultura, os genes que codificam características como, resistência à geada, peste ou deterioração podem ser geneticamente transformados nas plantas; na bioremediação as bactérias podem ser transformadas com genes que permitem a digestão de derrames de petróleo; na medicina, doenças causadas por mutações genéticas estão a começar a ser tratadas através da terapia génica, transformando geneticamente as células de uma pessoa doente com cópias saudáveis desse gene.

Nesta actividade, foi usado um gene que codifica a proteína de fluorescência verde (GFP – Green Fluorescent Protein) para transformar bactérias E. coli. Este gene é proveniente da medusa bioluminescente Aequorea victoria que confere fluorescência verde a este organismo. O gene para a GFP foi  inserido no genoma bacteriano e a bactéria expressou o seu mais recente gene produzindo a proteína fluorescente, originando bactérias brilhantes, de cor verde, quando colocadas sob a luz ultravioleta. Todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto podem ser visualisados em www.google.com; pec 282 esac; calendário de eventos.

0 comentários: