“Agir para promover e defender os Direitos Humanos”

terça-feira, janeiro 10, 2012


No dia 12 de Dezembro de 2011, pelas 10.30 horas, no Auditório da Escola EB 2,3 /Secundária de Penacova, realizou-se uma Palestra sobre Os Direitos Humanos, proferida pelo Presidente da Associação Saúde em Português, Dr. Hernâni Caniço.
Esta Palestra, promovida pelo Grupo 410 e dinamizada pela referida Associação e pelos professores Adelaide Claro, Dulce Paiva e Vítor Simão, teve como objetivos principais sensibilizar os alunos do ensino secundário (10º Ano – Turmas A e B; 11º Ano – Turmas A e PTAR e 12º Ano – Turma CPAS) para a importância da defesa dos Direitos Humanos e promover práticas de voluntariado, uma vez que a falta de altruísmo é cada vez mais evidente na nossa sociedade.
A atividade começou com o visionamento de um pequeno vídeo e com o relato de testemunhos relativos ao trabalho de voluntariado.
Seguiu-se um momento de grande envolvência dos alunos através de um jogo interativo, no pátio da escola, onde foram convidados a encarnar diversos personagens com diferentes papéis e estatutos sociais, por forma a constatarem que nem todos os seres humanos, de facto, usufruem de direitos iguais, não obstante estes estarem consignados na Constituição.
Posteriormente, novamente no Auditório, realizou-se um Debate, tendo-se verificado grande participação e empenho de todos os intervenientes.
A apreciação dos alunos foi francamente positiva, tal como consta em relatórios por eles realizados.


A Representante do Grupo 410
Adelaide Claro

0 comentários: