Páginas coloridas com uma história diferente

terça-feira, junho 14, 2011


Os alunos da Sala Arco-Íris editaram uma brochura sobre duas personagens que durante este ano lectivo frequentaram a sua sala. A Cacilda e o Trapalhão são as personagens de uma história especial que saiu das mãos talentosas daqueles alunos e que fazem as delícias de pequenos e graúdos durante 21 páginas.


Estes dois amigos nasceram dentro da sala de aula em diferentes actividades. Em primeiro lugar surgiu a Cacilda, uma espantalha muito vaidosa que ficou a descansar na sala. Passadas algumas semanas, e para comemorar o dia da alimentação, apareceu o Palhaço Trapalhão que ajudou a fazer uma bela saladinha de fruta. Que delícia foi comer aquela fruta tão boa! O que ninguém previa é que juntos viveriam aventuras e desventuras. Destas aventuras surgiu um teatro em que a Cacilda aprendeu a viver e em que ambos conviveram com os alunos e professores daquela sala. O teatro foi representado para os meninos e meninas do ensino pré-escolar, que se divertiram muito a ver aqueles dois “grandes malucos.”


Depois do teatro, o que seria melhor do que escrever uma história? Nada. Os alunos lançaram mãos à obra e passaram para o papel a história que todos tinham visto no teatro. Depois disso, criaram ilustrações cheias de cores, tal como as paredes da sala que os acolhe todos os dias. Depois de todos os ingredientes juntos, bem mexidos e enviados para o forno (para a impressão, desculpem!), foi tempo de espera e de grande ansiedade. Passados três dias, lá estavam eles, fresquinhos, coloridos e orgulhosos, os livros que todos tinham ajudado a fazer. Uma boa prenda para grandes e pequenos, mas que deve ser sempre acompanhada por um recado importante: esta brochura saiu das mãos dos alunos da Sala Arco-íris, a sala mais colorida de Portugal.

0 comentários: