Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva obtém o 1º prémio per capita do grupo C da ESCOLA ELECTRÃO

quarta-feira, junho 08, 2011


A Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva dinamizou o projecto “Escola Electrão”, promovido pela amb3e (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) com os apoios institucionais do Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e da Agência Portuguesa do Ambiente. Este projecto concretizou-se com a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) em fim de vida, entre os dias 17 de Março e 6 de Abril.
A nossa comunidade escolar conseguiu recolher 6280 kg de REEE, sendo a média nacional por escola de 2011 kg. Estes resultados conduziram a média por aluno de 44 kg sendo amédia nacionalde 2,97 kg (ver http://www.escolaelectrao.pt/clirgaps/eelectrao/2010_2011/contador.jsp). Tais valores permitiram à nossa escola obter o 1º prémio per capita do grupo C do projecto em causa (http://blogelectrao.blogspot.com/2011/06/vencedores-edicao-20102011.html) que se concretizou na oferta de vários equipamentos: um TV LCD de 32”, um computador portátil, um projector, um leitor de multimédia, um sistema Hi-Fi e 4 lâmpadas economizadoras de energia. O anúncio do galardão e entrega do prémio foram efectuados no Centro Cultural de Belém, no dia 31 de Maio, na Sessão SwitchOff, à qual se deslocaram três professoras da escola, acompanhadas por trinta e três alunos do 7ºano de escolaridade.
Para a concretização deste projecto, particularmente dinamizada pelos alunos do 7º ano, a escola contou com a preciosa colaboração, das Juntas de Freguesia e de alguns elementos da comunidade local.
Foi de bom agrado que constatámos que os estabelecimentos comerciais “Casa Videira” e “Móveis Fonseca” assim como as Juntas de Freguesia de Travanca do Mondego e São Paio do Mondego organizaram o transporte de grande parte destes resíduos para a nossa escola.
Assinala-se igualmente que no distrito de Coimbra foram ainda contempladas com Prémios de Incentivo as escolas Secundária/3 Dr. Bernardino Machado, da Figueira da Foz e E.B. 2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo, do Paião.
A comunidade escolar de São Pedro de Alva agradece a colaboração de todos na concretização deste projecto manifestando a disponibilidade para, no próximo ano lectivo, continuar a dinamizar esta actividade, para o que contará desde já com o apoio de todos!
Não podemos ficar estáticos!
Por um ambiente positivo!

0 comentários: