O Natal

sexta-feira, dezembro 18, 2009


O Natal

No Natal eu enfeito a minha casa com luzes, fitas, bolas de Natal e uma coisa que faço sempre, seja grande ou pequeno, o presépio . Um dia antes do Natal, vou à serra com a minha mãe buscar musgo e um pinheiro pequenino. Na altura de o montar, desembrulho os bonecos e a minha mãe e o meu pai fazem a cabana, põem o musgo e os bonecos.

Na noite de 24 para 25 de Dezembro, vou para casa da minha avó materna. Quando chego, já lá estão os meus tios, tias, primos e primas. Ao jantar, comemos bacalhau com couves e batatas. No fim da refeição, eu e os meus primos e primas vamos brincar para a sala. Os meus tios, o meu avô e o meu pai vão ao café e a casa de alguns amigos, enquanto as minhas tias, a minha avó e a minha mãe fazem as filhoses, ao lume.

Perto da meia-noite, abro os presentes que recebo na terra da minha avó. No fim, vou a casa da minha madrinha entregar as prendas e volto para minha casa onde abro o resto dos presentes.

Gosto muito do Natal!

Cristiana, 5.º D


O Natal

Eu e minha família todos os anos festejamos o Natal.

Enfeitamos a casa com luzes e fazemos um presépio com o Menino Jesus.

À noitinha, normalmente comemos batatas cozidas e bacalhau. No fim da consoada, é costume da terra esperar pelos foguetes para abrir as prendas.

Em minha casa, depois de ouvirmos os foguetes, abrimos sempre as prendas e fica tudo cheio de papeis de embrulho.

Normalmente ficamos a brincar até às duas da manhã.

Eu, quando abro as minhas prendas, vou mostrá-las ao Menino Jesus, porque acho que ele é um menino muito alegre.

Sei que normalmente só os pequenos é que recebem presentes, mas eu também dou presentes aos meus pais, aos meus avós e ao meu irmão.

Joana Fernandes, 5ºB


Natal

Acabaram-se as aulas e finalmente é Natal. Eu gosto muito do Natal, porque recebo muitos presentes. Nesta altura, brinco muito em casa da minha madrinha e da minha tia. Começo a fazer a minha árvore de Natal no dia 8 de Dezembro e também enfeito a minha casa com enfeites de Natal.

A minha família é muito unida. No Natal, o meu pai, a minha mãe e eu vamos buscar a minha avó Adelina a Poiares para ela vir passar o Natal e a consoada connosco. No dia 24 de Dezembro, comemos bacalhau à Brás ou à Gomes de Sá. A família junta-se quase toda em minha casa juntamente com a minha madrinha, o irmão e os pais. Como eu sou filha única, recebo mais prendas. Mas eu, neste Natal de 2009, gostava de ter uma irmã ou um irmão com quem pudesse brincar.

Este ano vou pedir poucas coisas. Mas mesmo que tenha quase tudo o que quero, há crianças na rua com fome, frio, sem uma casa para onde ir passar o Natal. Ao contrário de outras pessoas, que são ricas e não fazem caridade, há muitas crianças pobres, que têm casa para viver mas, mesmo assim, não deixam de ser pobres.

Espero que neste Natal todas as pessoas sejam felizes mesmo sem dinheiro para comprar presentes e outras coisas que se dão às crianças e às pessoas.

Que este Natal seja feliz para toda a gente!

Adriana Ferreira, 5º B


O Natal

No Natal, costumo juntar toda a família. Juntos, vemos filmes, jogamos às cartas, os mais novos brincam…

A minha casa fica toda decorada. Fazemos a árvore de Natal, o presépio, colocamos as luzes nas varandas e a minha mãe faz umas jarrinhas com ramos de azevinho e de pinheiro.

O Natal, para mim, é a melhor época do ano, pois recebo prendas. É muito bom.

Na consoada, a mesa está repleta de comida. Tem doces, bacalhau…

No fim da consoada vêm as prendas.

Eu recebo sempre muitas e também dou a toda a gente.

Quando chega a altura da despedida, a casa acalma-se. Eu, como sou marota, vou sempre comer mais qualquer coisita e desafiar a minha irmã para um jogo de cartas ou de matraquilhos.

O meu Natal é “ um máximo”!

Joana Batista , 5º D

0 comentários: