CONCURSO DE RECOLHA DE TAMPINHAS

segunda-feira, dezembro 14, 2009

A CONCURSO DE RECOLHA DE TAMPINHASdo Agrupamento de Escolas de Penacova promove um concurso de recolha de tampinhas entre os alunos do Agrupamento, com o objectivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a reciclagem e a defesa do ambiente e ao mesmo tempo, apoiar as instituições de solidariedade social do concelho, que se desenvolverá segundo o seguinte regulamento:

Regulamento do Concurso de Recolha das Tampinhas
do Agrupamento de Escolas de Penacova - 2009/2010



1.º Âmbito
O concurso de recolha de tampinhas terá como lema: Alunos de Penacova vão ajudar com tampinhas para reciclar, e dirige-se a todos os alunos que frequentem estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas António José de Almeida, desde o Jardim-de-infância ao 12 º ano.

2.º Objectivos
1. Sensibilizar e mobilizar os alunos para a separação dos lixos e de todos os resíduos domésticos, aprender o encaminhamento para a sua reciclagem, conhecer as vantagens económicas e ambientais resultantes do seu reaproveitamento, bem como malefícios que provocam no ambiente, quando não aproveitados.
2. Sensibilizar e envolver toda a comunidade educativa e através dela, a população em geral, procurando desenvolver uma consciência ambiental, incutindo rotinas de reciclagem.
3. Apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho: a Delegação de Figueira de Lorvão da APPACDM e o Grupo Desportivo de Solidariedade Social de Miro, com a doação de cadeiras de rodas ou outro a obter em troca das tampinhas recolhidas.

3.º Materiais a recolher
1. As tampinhas a recolher serão obrigatoriamente de plástico, preferentemente de líquidos alimentares (águas, sumos, iogurte, etc) sendo proibidas tampas de embalagens de produtos perigosos, de embalagens que contiveram tintas, vernizes e gorduras.
2. As tampinhas deverão ser acondicionadas em sacos plásticos transparentes ou garrafões de água, identificados com o nome completo do aluno, escola e turma que frequenta.

4º Calendarização da campanha
A recolha das tampinhas inicia-se no dia 4 de Janeiro e terminará no dia 21/05/2010, pelo que nesta data deverão ser entregues na respectiva escola todas as tampinhas recolhidas.
A pesagem das tampinhas decorrerá entre 22 a 31 de Maio de 2010.

5º Classificação
Haverá classificação individual e colectiva (por turma).
1. Para a classificação individual será considerado o peso mais elevado de tampinhas recolhidas por aluno, por ordem decrescente, do 1º para o último;
2. Na classificação colectiva será considerada a maior média do peso de tampinhas recolhidas pelos alunos da turma.

6º Prémios
1. Individualmente serão atribuídos prémios do 1º ao 5º classificado, bem como prémios de participação a todos os alunos participantes neste concurso;
2. Colectivamente, serão atribuídos prémios da 1ª à 5ª turma classificada;

7º Menções honrosas
Poderão ser atribuídas menções honrosas e visitas de estudo a Turmas, alunos ou elementos da comunidade educativa que mais se destaquem nesta campanha, a decidir pela Comissão Organizadora;

8º Colaboração
Para efeito da atribuição de prémios, da recolha das tampinhas e das operações de logística, a organização poderá solicitar a colaboração de instituições públicas ou privadas que se queiram associar à campanha e que concordem com os seus objectivos.

9º Entrega de prémios
1. A entrega dos prémios deverá dar visibilidade ao trabalho desenvolvido individual e colectivamente e decorrerá em data a combinar, na Escola sede do Agrupamento, em cerimónia para a qual serão convidadas as entidades que colaborem nesta campanha e toda a comunidade escolar.

10º Outras acções
Integradas nesta campanha, poderão ser promovidas iniciativas de esclarecimento sobre a separação de resíduos, sua reciclagem e aproveitamento futuro, dinamizadas por personalidades convidadas pela Organização.

11º Entrega das tampinhas
Completada a recolha das tampinhas, será promovida a respectiva entrega às Instituições, que farão a sua troca por cadeiras de rodas ou outros equipamentos.

12º Disposições finais
As dúvidas e os casos omissos no presente regulamento serão resolvidas pela organização.

0 comentários: