O Natal

sexta-feira, dezembro 18, 2009 0 comentários


O Natal

No Natal eu enfeito a minha casa com luzes, fitas, bolas de Natal e uma coisa que faço sempre, seja grande ou pequeno, o presépio . Um dia antes do Natal, vou à serra com a minha mãe buscar musgo e um pinheiro pequenino. Na altura de o montar, desembrulho os bonecos e a minha mãe e o meu pai fazem a cabana, põem o musgo e os bonecos.

Na noite de 24 para 25 de Dezembro, vou para casa da minha avó materna. Quando chego, já lá estão os meus tios, tias, primos e primas. Ao jantar, comemos bacalhau com couves e batatas. No fim da refeição, eu e os meus primos e primas vamos brincar para a sala. Os meus tios, o meu avô e o meu pai vão ao café e a casa de alguns amigos, enquanto as minhas tias, a minha avó e a minha mãe fazem as filhoses, ao lume.

Perto da meia-noite, abro os presentes que recebo na terra da minha avó. No fim, vou a casa da minha madrinha entregar as prendas e volto para minha casa onde abro o resto dos presentes.

Gosto muito do Natal!

Cristiana, 5.º D


O Natal

Eu e minha família todos os anos festejamos o Natal.

Enfeitamos a casa com luzes e fazemos um presépio com o Menino Jesus.

À noitinha, normalmente comemos batatas cozidas e bacalhau. No fim da consoada, é costume da terra esperar pelos foguetes para abrir as prendas.

Em minha casa, depois de ouvirmos os foguetes, abrimos sempre as prendas e fica tudo cheio de papeis de embrulho.

Normalmente ficamos a brincar até às duas da manhã.

Eu, quando abro as minhas prendas, vou mostrá-las ao Menino Jesus, porque acho que ele é um menino muito alegre.

Sei que normalmente só os pequenos é que recebem presentes, mas eu também dou presentes aos meus pais, aos meus avós e ao meu irmão.

Joana Fernandes, 5ºB


Natal

Acabaram-se as aulas e finalmente é Natal. Eu gosto muito do Natal, porque recebo muitos presentes. Nesta altura, brinco muito em casa da minha madrinha e da minha tia. Começo a fazer a minha árvore de Natal no dia 8 de Dezembro e também enfeito a minha casa com enfeites de Natal.

A minha família é muito unida. No Natal, o meu pai, a minha mãe e eu vamos buscar a minha avó Adelina a Poiares para ela vir passar o Natal e a consoada connosco. No dia 24 de Dezembro, comemos bacalhau à Brás ou à Gomes de Sá. A família junta-se quase toda em minha casa juntamente com a minha madrinha, o irmão e os pais. Como eu sou filha única, recebo mais prendas. Mas eu, neste Natal de 2009, gostava de ter uma irmã ou um irmão com quem pudesse brincar.

Este ano vou pedir poucas coisas. Mas mesmo que tenha quase tudo o que quero, há crianças na rua com fome, frio, sem uma casa para onde ir passar o Natal. Ao contrário de outras pessoas, que são ricas e não fazem caridade, há muitas crianças pobres, que têm casa para viver mas, mesmo assim, não deixam de ser pobres.

Espero que neste Natal todas as pessoas sejam felizes mesmo sem dinheiro para comprar presentes e outras coisas que se dão às crianças e às pessoas.

Que este Natal seja feliz para toda a gente!

Adriana Ferreira, 5º B


O Natal

No Natal, costumo juntar toda a família. Juntos, vemos filmes, jogamos às cartas, os mais novos brincam…

A minha casa fica toda decorada. Fazemos a árvore de Natal, o presépio, colocamos as luzes nas varandas e a minha mãe faz umas jarrinhas com ramos de azevinho e de pinheiro.

O Natal, para mim, é a melhor época do ano, pois recebo prendas. É muito bom.

Na consoada, a mesa está repleta de comida. Tem doces, bacalhau…

No fim da consoada vêm as prendas.

Eu recebo sempre muitas e também dou a toda a gente.

Quando chega a altura da despedida, a casa acalma-se. Eu, como sou marota, vou sempre comer mais qualquer coisita e desafiar a minha irmã para um jogo de cartas ou de matraquilhos.

O meu Natal é “ um máximo”!

Joana Batista , 5º D

CONCURSO DE RECOLHA DE TAMPINHAS

segunda-feira, dezembro 14, 2009 0 comentários

A CONCURSO DE RECOLHA DE TAMPINHASdo Agrupamento de Escolas de Penacova promove um concurso de recolha de tampinhas entre os alunos do Agrupamento, com o objectivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a reciclagem e a defesa do ambiente e ao mesmo tempo, apoiar as instituições de solidariedade social do concelho, que se desenvolverá segundo o seguinte regulamento:

Regulamento do Concurso de Recolha das Tampinhas
do Agrupamento de Escolas de Penacova - 2009/2010



1.º Âmbito
O concurso de recolha de tampinhas terá como lema: Alunos de Penacova vão ajudar com tampinhas para reciclar, e dirige-se a todos os alunos que frequentem estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas António José de Almeida, desde o Jardim-de-infância ao 12 º ano.

2.º Objectivos
1. Sensibilizar e mobilizar os alunos para a separação dos lixos e de todos os resíduos domésticos, aprender o encaminhamento para a sua reciclagem, conhecer as vantagens económicas e ambientais resultantes do seu reaproveitamento, bem como malefícios que provocam no ambiente, quando não aproveitados.
2. Sensibilizar e envolver toda a comunidade educativa e através dela, a população em geral, procurando desenvolver uma consciência ambiental, incutindo rotinas de reciclagem.
3. Apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho: a Delegação de Figueira de Lorvão da APPACDM e o Grupo Desportivo de Solidariedade Social de Miro, com a doação de cadeiras de rodas ou outro a obter em troca das tampinhas recolhidas.

3.º Materiais a recolher
1. As tampinhas a recolher serão obrigatoriamente de plástico, preferentemente de líquidos alimentares (águas, sumos, iogurte, etc) sendo proibidas tampas de embalagens de produtos perigosos, de embalagens que contiveram tintas, vernizes e gorduras.
2. As tampinhas deverão ser acondicionadas em sacos plásticos transparentes ou garrafões de água, identificados com o nome completo do aluno, escola e turma que frequenta.

4º Calendarização da campanha
A recolha das tampinhas inicia-se no dia 4 de Janeiro e terminará no dia 21/05/2010, pelo que nesta data deverão ser entregues na respectiva escola todas as tampinhas recolhidas.
A pesagem das tampinhas decorrerá entre 22 a 31 de Maio de 2010.

5º Classificação
Haverá classificação individual e colectiva (por turma).
1. Para a classificação individual será considerado o peso mais elevado de tampinhas recolhidas por aluno, por ordem decrescente, do 1º para o último;
2. Na classificação colectiva será considerada a maior média do peso de tampinhas recolhidas pelos alunos da turma.

6º Prémios
1. Individualmente serão atribuídos prémios do 1º ao 5º classificado, bem como prémios de participação a todos os alunos participantes neste concurso;
2. Colectivamente, serão atribuídos prémios da 1ª à 5ª turma classificada;

7º Menções honrosas
Poderão ser atribuídas menções honrosas e visitas de estudo a Turmas, alunos ou elementos da comunidade educativa que mais se destaquem nesta campanha, a decidir pela Comissão Organizadora;

8º Colaboração
Para efeito da atribuição de prémios, da recolha das tampinhas e das operações de logística, a organização poderá solicitar a colaboração de instituições públicas ou privadas que se queiram associar à campanha e que concordem com os seus objectivos.

9º Entrega de prémios
1. A entrega dos prémios deverá dar visibilidade ao trabalho desenvolvido individual e colectivamente e decorrerá em data a combinar, na Escola sede do Agrupamento, em cerimónia para a qual serão convidadas as entidades que colaborem nesta campanha e toda a comunidade escolar.

10º Outras acções
Integradas nesta campanha, poderão ser promovidas iniciativas de esclarecimento sobre a separação de resíduos, sua reciclagem e aproveitamento futuro, dinamizadas por personalidades convidadas pela Organização.

11º Entrega das tampinhas
Completada a recolha das tampinhas, será promovida a respectiva entrega às Instituições, que farão a sua troca por cadeiras de rodas ou outros equipamentos.

12º Disposições finais
As dúvidas e os casos omissos no presente regulamento serão resolvidas pela organização.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

quarta-feira, dezembro 09, 2009 1 comentários

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizar-se-á no próximo dia 10 de Dezembro, pelas 11 horas, um Colóquio sobre Direitos Humanos com os seguintes oradores: Eng. Pedro Artur Coimbra, Presidente da Assembleia Municipal de Penacova; Rui Moreira Claro, Presidente da Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra; Dra. Ana Clara Almeida, Directora do Agrupamento de escolas António José de Almeida.
Este evento é organizado pelo grupo Disciplinar 410 (Filosofia) do Departamento de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a Biblioteca Escolar, tendo como objectivo sensibilizar os alunos para a reflexão e a intervenção activa na promoção e defesa dos Direitos Humanos.
Esta actividade encerrará com a actuação da Tuna Académica de Coimbra. Será ainda exposto um Mural onde os alunos se poderão expressar sobre esta temática.