Dia Europeu das Línguas

segunda-feira, novembro 16, 2009
O Dia Europeu das Línguas transformado numa semana de comemorações

Decorreu na semana de 28 de Setembro a 2 de Outubro, na EB 2/3+S de Penacova a comemoração do Dia Europeu das Línguas que se assinala a 26 de Setembro.
Para uma melhor sensibilização para a actividade, foi decidido distribuir por cada dia da semana a focalização de uma língua (segunda-feira, o Português; terça-feira, o francês; quarta-feira, o inglês; quinta-feira, o alemão e sexta-feira, o espanhol), com inclusão, no bar dos alunos, de uma especialidade gastronómica tradicional, desde o “pastel de Belém”, aos “churros”, passando pelos “croissants”, os “muffins” ou o “strudel”. Foi neste sentido também que foram confeccionados, na terça-feira, “crêpes” e na quinta-feira, “tortillas” e “natillas”, pelas turmas 10.º CPAS e 9.º B e 8.ºA, respectivamente.
Paralelamente, decorreu, sobretudo na sala dos alunos, mas também nas salas de aula, a exposição dos trabalhos preparados sobre as línguas europeias estudadas na escola, bem como de outros objectos e documentos ilustrativos dos países e línguas visados.
A divulgação da música e das tradições das culturas em apreço foi tratada nas diversas aulas dedicadas pela disciplina envolvida.
Para os alunos mais velhos – supostamente com mais conhecimentos sobre a língua, neste caso o inglês, - foi também visionado o filme “ In this World”, de Michael Winterbottom, actividade reconhecidamente motivadora pela actualidade. Já na turma de Espanhol – Continuação, do 10º ano, o filme apresentado foi “Mar Adentro”, de Alejandro Aménabar.
Como balanço, tanto os docentes do Departamento de Línguas como a generalidade dos alunos consideram que a actividade decorreu bastante bem, reconhecendo, por isso, que a avaliação é bastante positiva.


A coordenadora do Departamento de Línguas

0 comentários: