Projeto In-Dependências - Carta ao Pai

segunda-feira, dezembro 22, 2014 0 comentários


Trabalhos de alunos do 5º ano do Agrupamento

Reflete e participa!

quarta-feira, dezembro 10, 2014 0 comentários

Gráfico Termopluviométrico - Novembro 2014

0 comentários

Comemoração do dia da Floresta Autóctone

0 comentários

 
O dia da Floresta Autóctone - 23 de Novembro, foi recentemente comemorado na escola sede do agrupamento. A floresta autóctone é uma floresta de árvores originárias do próprio território. A floresta autóctone portuguesa é assim toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso do carvalho, do medronheiro, do azevinho, do loureiro e da azinheira, entre outras. A sua constituição, importância, funções e ameaças foram alvo de estudo e de exposição, envolvendo alunos do 7ºB e da turma CVAPI.


Penacova recupera ecossistema florestal

0 comentários





Get Adobe Flash player
No dia 14 de novembro de 2014 a Câmara Municipal de Penacova em parceria com a Fundação Floresta Unida, levou a efeito uma ação de voluntariado no seguimento do evento  “400 Million Trees – Penacova 2013”, junto à casa do guarda de Carvalho (Perímetro Florestal do Buçaco). Esta atividade contou com a colaboração dos alunos do Clube da Floresta – Prosepe; Alunos do CPAVI; 10º PTAR e alunos da Sala Arco Iris da E.B. 2,3 / S de Penacova e, teve como objetivo promover o crescimento das espécies autóctones a regenerar naquele local, nomeadamente, carvalhos castanheiros e azevinhos, num total de 150 plantas. Os alunos, procederam ainda ao arranque de espécies invasoras, com o objectivo de diminuir a proliferação destas plantas. As atividades foram coordenadas pelo Gabinete Técnico Florestal de Penacova, ICNF e pela Associação Pensar e Associação Caule.
Diário de Coimbra, 18 novembro 2014

Gráfico Termopluviométrico - Outubro 2014

segunda-feira, novembro 10, 2014 0 comentários

Classificação de Plutão em anão

segunda-feira, novembro 03, 2014 0 comentários
Para que um corpo celestial, segundo a UAI (União Astronómica Internacional), possa ser considerado um planeta principal deve orbitar em torno de uma estrela, ter massa suficiente para ter gravidade própria, ser arredondado e dominante na órbita. Plutão foi desclassificado de planeta principal porque cruza a órbita de Neptuno e o seu tamanho, quando comparado com os planetas gasosos nos quais estava incluído, era pequeno, visto que estes são gigantes.
José Pedro Simões, 8ºD  
Fontes: www.explicatorium.com/quimica/Planeta_anao_Plutao.php
www.publico.pt/ciencia/noticia/plutao-ja-nao-e-um-planeta-12681

Identidade | Alteridade

segunda-feira, outubro 27, 2014 0 comentários
View more presentations or Upload your own.

Alunos da Escola EB2,3/S de Penacova vencem concurso PORDATA/RBE 2014

quarta-feira, junho 25, 2014 0 comentários
Três alunos da Escola Básica e Secundária de Penacova, David Alves, Diogo Silva e Diogo Gomes, do 10.º ano, venceram o concurso PORDATA/RBE 2014, uma iniciativa conjunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares, dirigida a alunos e professores do ensino secundário.

O tema do trabalho premiado, o envelhecimento da população portuguesa, foi escolhido pelos alunos como ponto de partida para a reflexão filosófica, no âmbito das aulas de Filosofia da professora Adelaide Claro. A escolha dos alunos foi, desde o primeiro momento, acarinhada pela docente que, entende “a Filosofia como um espaço pedagógico de excelência para a reflexão sobre a ação e o pensamento, sempre presente ao longo da história da humanidade e, de um modo muito especial, nos momentos de profundas transformações sociais como o que atualmente vivemos”.
Reconhecendo que nem todos os alunos do 10.º ano de escolaridade possuem consciência, sensibilidade e maturidade intelectual para refletirem sobre temas/problemas deste tipo, a docente sublinhou que “o envelhecimento da população portuguesa, a par da reduzida taxa de natalidade e da assustadora emigração de jovens são realidades que urge refletir.”
Estará a nossa sociedade preparada para cuidar dignamente dos seus idosos? Ou estarão eles votados à solidão e, em muitos casos, ao abandono e exclusão, numa época em que o que não serve, não é útil, se descarta? Partindo destas questões os alunos abraçaram imediata e voluntariamente a proposta de participação no concurso PORDATA/ RBE – 2014 que lhes foi apresentada pela professora bibliotecária, Lurdes Dias, na tentativa de encontrar um contexto educativo adequado ao desenvolvimento integrado de múltiplas literacias, na sua opinião uma das mais importantes funções educativas da biblioteca escolar na escola e na sociedade atual. Realizaram um trabalho de pesquisa de informação em documentos impressos e eletrónicos (incluindo a base de dados PORDATA), organizaram e refletiram sobre a informação recolhida, numa atitude crítica de questionamento e de abertura intelectual e aplicaram-na na criação de um trabalho original, um texto escrito, respeitando princípios éticos no uso da informação.
Na opinião daquela docente, ao aceitarem realizar o seu trabalho de acordo com as recomendações metodológicas incluídas no regulamento do concurso os alunos, não se habilitaram apenas a ganhar um Ipad, tiveram também a oportunidade de frequentar uma sessão de formação sobre a base de dados PORDATA, e desenvolveram competências essenciais para o sucesso do seu percurso escolar e para a vida, como é a capacidade de transformar a informação em conhecimento.
O envolvimento dos alunos neste concurso, contribuiu para mobilizar alunos e professores para o trabalho articulado com a biblioteca escolar em prol do desenvolvimento integrado das novas literacias e da adoção de abordagens pedagógicas assentes na transversalidade e interdisciplinaridade, capazes de combater a tendência para a fragmentação dos conhecimentos.

O júri do concurso, consciente de que o final do ano letivo é um momento crítico nas escolas, “ concentradas, neste momento, nas tarefas finais de avaliação e na preparação dos exames, […] entendeu por bem transferir a entrega dos prémios para o início do próximo ano letivo, em local e dia a anunciar oportunamente. Nessa cerimónia serão dadas a conhecer as novidades a introduzir no projeto PORDATA/RBE para 2014-15”.

E tu sabes quais são os teus direitos?

sexta-feira, junho 13, 2014 0 comentários
Os alunos de Atividades Lúdico-Expressivas do 2.º, 3.º e 4.ºanos, da EBI de São Pedro de Alva, em articulação com a Biblioteca Escolar, trabalharam a obra “Os direitos da criança” de Luísa Ducla Soares, ilustrada por Maria João Lopes. As aprendizagens realizadas foram partilhadas com a comunidade escolar no dia Mundial da Criança.


E tu sabes quais são os teus direitos? E os teus deveres? Vai à Biblioteca Escolar e requisita o livro “Os Direitos da Criança”, de Luísa Ducla Soares.”

Exposição de Trabalhos da Oficina de Artes Plásticas

quinta-feira, junho 12, 2014 0 comentários
Está patente uma mostra  de trabalhos da Oficina de Artes Plásticas no átrio da EB 2,3/S de Penacova, envolvendo trabalhos realizados pelos alunos das turmas B, C e D do sétimo ano e B e C do oitavo ano.


Feira das Ciências e dos Minerais

0 comentários
Decorreu, ontem, dia 11 de junho, a Feira das Ciências e dos Minerais na escola sede do Agrupamento de Escolas de Penacova.

A Feira dos Minerais ainda está patente no bloco 5 da escola sede e transitará para a EBI de São Pedro de Alva no dia 13 de junho.


Comemoração do Dia Mundial do Ambiente

0 comentários
Comemorou-se, no passado dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente que foi assinalado com várias iniciativas na sede do Agrupamento de Escolas de Penacova.

Na infra mostramos a fotorreportagem do evento.


Websérie "Aquele Sonho"

quarta-feira, junho 11, 2014 0 comentários
Quatro alunos  do 7ºB da EB 2,3/S de Penacova, do Agrupamento de Escolas de Penacova, Cristiana Silva, Catarina Sousa, João Teixeira, Ília Simões, realizaram e participaram numa websérie de três episódios com o nome "Aquele Sonho", sob a coordenação da professora Laurentina Soares, para o concurso ECOCIDADÃO da Deco.

Incorporamos na infra os três vídeos que se encontram para visualização no Youtube. Os autores e a coordenadora do projeto agradecem a visualização do vídeos.



Episódio 1




Episódio 2




Episódio 3

Gráfico Termopluviométrico de Maio de 2014

quinta-feira, junho 05, 2014 0 comentários

5º Jantar de Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Escola Secundária de Penacova

quarta-feira, junho 04, 2014 0 comentários

Exposição: Projeto criARTE

0 comentários

Uma aula no âmbito do PES e da Educação para a Cidadania

sexta-feira, maio 30, 2014 0 comentários
No dia 23 de maio, nós, os alunos da turma do 1ºCIRC, do Agrupamento de Escolas de Penacova, passámos o dia no Quartel dos Bombeiros de Penacova.

 Participámos em duas sessões de formação, uma sobre o Sistema Integrado de Emergência Médica e técnicas de Suporte Básico de Vida com treino simulado a cargo dos Bombeiros e outra sobre os riscos/perigos relacionados com o consumo de drogas promovida pela GNR, de Coimbra. Pelo meio, tomámos o pequeno-almoço oferecido pelo Quartel. E ainda bem, pois a sessão foi longa, de duas horas, embora preventiva.

 Contámos mais uma vez com a amabilidade desta instituição local que forneceu o almoço a alunos e professores acompanhantes, um momento de grande confraternização para todos os presentes. 

Seguidamente, fomos em duas ambulâncias e num camião à Serra de Atalhada, onde tomámos contacto com a realidade da floresta, depois dos incêndios florestais. Visitámos um dos moinhos, o do Sr. Comandante.

 Estamos muito gratos ao Sr. Comandante que proporcionou, pela segunda vez, esta experiência que interligou a teoria à prática, à GNR e aos professores que nos acompanharam.

Visita à EDP-Barragem da Aguieira e à empresa Pellets Power, em Mortágua

0 comentários
No passado dia 14 de maio, a turma do 1ºCIRC, do Agrupamento de Escolas de Penacova, realizou uma visita à EDP-Barragem da Aguieira e à empresa Pellets Power, em Mortágua por iniciativa da professora de Físico-Química e também sugerido pelos alunos.
No início da visita, tivemos uma ligeira palestra sobre a Barragem da Aguieira de como surgiu e de como funciona.
Fazendo a ligação entre os conteúdos teóricos e a prática empresarial fomos informados sobre a construção da Barragem, as caraterísticas físicas e técnicas do empreendimento hidroelétrico e vimos o funcionamento dos geradores e a sala de comando das operações;
De seguida, visitámos as instalações da Empresa Pellets Power, em Mortágua, com a produção de bioenergia na forma de pellets de madeira para sistemas de aquecimento.
Assume hoje um lugar de destaque a nível nacional, na produção de energias renováveis, com base no aproveitamento da biomassa florestal
Iniciou a sua laboração em abril de 2008 e com a capacidade de produção anual de cerca de 100.000 toneladas. Dispõe de uma linha de embalagem, totalmente automatizada com capacidade de 20 ton/h para sacos de 15 kg.
Alertamos, assim, a comunidade em geral para as questões ambientais e sustentabilidade energética.

Estamos muito gratos pela visita de estudo e aos guias e  professores que nos acompanharam.

Os mitos num comentário ao filme “Filadélfia”

0 comentários
O filme “Filadélfia”, visionado na aula anterior, retrata alguns dos temas mais debatidos e controversos do final do século passado. No fim do século XX, assistimos a uma evolução social e moral da sociedade, caracterizada pela aceitação progressiva de novas normas e códigos morais. No entanto, a generalidade da sociedade continuava, de forma conservadora e tradicional, a condenar e a discriminar os homossexuais, o que se revela um atentado aos Direitos Humanos. Todos possuímos o direito inviolável de escolher a nossa orientação sexual e a garantia de que não seremos discriminados por essa mesma escolha. Logo, é completamente infundamentado condenar uma escolha unicamente pessoal que busque a felicidade individual e que contribua para a autorrealização de um indivíduo.
A associação preconceituosa da homossexualidade à SIDA revela-se unicamente um “mito”, dado que a doença ataca indivíduos com qualquer tipo de orientação sexual, sem exceção. É, portanto, novamente errado discriminar uma pessoa pelas razões acima referidas, ferindo a sua dignidade, pondo em causa a sua responsabilidade e afetando a sua vida a todos os níveis, agravando assim as próprias consequências da doença. Se queremos ser respeitados é essencial que respeitemos a sociedade, promovendo a tolerância universal e evitando formas de discriminação imorais e com uma fundamentação praticamente inexistente.

Aluno: Diogo Silva, nº 2

10º Ano - Turma A

Campeonatos Distritais Infantis de Natação e Futsal do Desporto Escolar

quinta-feira, maio 29, 2014 0 comentários
NATAÇÃO – Campeonato Distrital de Infantis”A” e “B”

Realizou-se, no dia 24 de maio, o Campeonato Distrital de Infantis “A” e ”B”, nas Piscinas Rui Abreu, em Coimbra. O Agrupamento esteve representado por 14 alunos oriundos da Escola EB 2,3/S de Penacova e Centro Educativo de Penacova. Os resultados obtidos foram muito bons, tendo os alunos dignificado o agrupamento.

É de realçar que todos os alunos, individualmente ou por equipas, foram medalhados.

Parabéns aos alunos e professoras pelo trabalho desenvolvido!




FUTSAL – Campeonato Distrital Infantis “B”


No dia 24 de maio, realizou-se o Campeonato Distrital de Infantis de Futsal, na Escola Martim de Freitas, em Coimbra.
O grupo/equipa da nossa escola disputou com a Escola Martim de Freitas e a escola da Pedrulha o título de Campeões Distritais. No ano letivo transato, esse título escapou por muito pouco, mas este ano veio mesmo.
Assim, a todos os alunos e professor os nossos Parabéns!


           

Os "monstrinhos" vêm à escola

quarta-feira, maio 28, 2014 0 comentários

Ajuda-nos a ajudar um animal: vamos fazer um mural de selfies!

0 comentários

Ajuda-nos a ajudar um animal

0 comentários
Ajuda-nos a ajudar um animal
Diz sim a esta campanha!
Não faças parte do problema, faz parte da solução!


O Projeto Paideia, no âmbito da atividade Os “monstrinhos” vêm à Escola, está a
desenvolver uma campanha para  ajudar pelo menos uma instituição que proteja e cuide dos animais abandonados.

Como podes ajudar:

_ Oferece ração;
_Compra uma pulseira, um marcador de livros, uma pregadeira, um porta-chaves, um autocolante na biblioteca ou quando vos abordarmos;
_Oferece cobertores e mantinhas para os manter quentes no inverno (não precisam de ser novos);
_Doa medicamentos ou coisas simples como algodão, soro, betadine…
 (mesmo que sejam restos ou estejam fora do prazo esses medicamentos são importantes porque do pouco se faz muito…);
_ Participa no MURAL: tira uma foto com o teu animal, imprime-a numa simples folha de papel A4, com o teu nome e o do teu amiguinho. A troco de um donativo podes aparecer num MURAL muito divertido!

Podes entregar as fotos na Biblioteca, as doações podes entregar no PBX ou  aos professores do Projeto Paideia.



Entretanto cuida bem dos teus animais de estimação. 

Menções honrosas no concurso literário “Uma aventura 2014”

sexta-feira, maio 23, 2014 0 comentários
Dois alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova: Guilherme Santos, do 4.º ano, da EB1 de Lorvão, e Sandro Manuel Oliveira Simões, do 2.º ano,  da EB1 de Aveleira, foram distinguidos com menções honrosas no concurso literário “Uma aventura 2014”.

Guilherme Santos recebeu uma menção honrosa na modalidade de desenho  e Sandro Simões foi distinguido com uma menção honrosa na modalidade de texto original.


A ambos os alunos, parabéns e muitas felicidades literárias nos seus percursos escolares, e não só

(Legenda: à esquerda, Guilherme Santos; à direita, Sandro Simões)

NATAÇÃO: Distrital de Iniciados e Regional de Iniciados e Juvenis - resultados

quinta-feira, maio 15, 2014 0 comentários
NATAÇÃO – Distrital de Iniciados

No dia 21 de março, realizou-se o Campeonato Distrital de Iniciados nas Piscinas Municipais de Cantanhede. A Escola EB 2,3/S de Penacova esteve representada por 3 alunos. Os resultados obtidos foram excelentes, tendo os alunos dignificado o agrupamento.
Não podemos deixar de realçar o investimento que se tem feito no concelho na modalidade de Natação, que permite, neste momento, obter tão bons resultados nesta modalidade.
Classificações individuais obtidas foram as seguintes:

Alberto Santos
1º lugar nos 50 e 200m Costas
2º lugar nos 100m Costas
3º lugar nos 50 m  Livres
Cristiana Simões
1º lugar nos 200m Bruços
2º lugar nos 100m Bruços
3º lugar nos 50 m  Bruços e  5º lugar nos 25 m  Mariposa
Ana Filipa Silva
2º lugar nos 100m Livres e 25m Mariposa
3º lugar nos 100 m Estilos



NATAÇÃO – Regional de Iniciados e Juvenis

No dia 26 de abril, dois alunos desta escola (um infantis B e uma iniciada) participaram no Regional de Iniciados e Juvenis, nas Piscinas de Castelo Branco, em representação do Distrito. Apesar da grande concorrência, os resultados obtidos foram muito bons tendo o Alberto Santos obtido o 1º lugar nos 50m Costas e 2º lugar nos 100 e 200m Costas e a Cristiana Simões obtido o 4º lugar nos 200m Bruços e o 9º lugar nos 50 e 100m Bruços.

Parabéns aos dois!
     
   






NOTA:     No dia 24 de maio, vai realizar-se o Distrital Infantis nas Piscinas Rui Abreu, em Coimbra, estando o Agrupamento representado por 20 alunos do grupo/equipa de natação do Desporto Escolar.