No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, a aluna n.º 9 do 8.ºA, Diana Gonçalves, desenvolveu, no mês de maio, no Agrupamento de Escolas de Penacova, duas experiências com vista a demonstrar a eficácia das energias alternativas, nomeadamente solar e eólica.
No que toca à experiência com base na utilização da energia solar, primeiramente, procedeu à aquisição de uma célula fotovoltaica à qual ligou um pequeno motor que fez rodar um disco de Newton. O motor, ao fazer rodar o disco, fez com que as cores se misturassem, originando a luz branca.
Quanto à experiência a partir do recurso à energia eólica, socorreu-se de uma ventoinha extraída de um computador velho. Foi retirada a borracha de segurança da ventoinha e foram cortados os fios que se ligaram às extremidades do motor. Posteriormente, a ventoinha e a borracha foram recolocadas, juntando-se-lhes o led. Com o sopro de um secador, foi perceptível a produção de energia com o acendimento do led.
Assim se constatou que as energias renováveis poderão ser importantes fontes energéticas que substituem a utilização de outros recursos.
Energias alternativas ao sabor do vento e do sol
quinta-feira, junho 13, 2013 Publicada por Blog-Jornal Penha Corvos à(s) 21:40
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário