A semana da Europa na nossa escola

quinta-feira, maio 30, 2013
A equipa do Projeto Paideia e o Grupo disciplinar de Geografia, de 6 a 10 de Maio de 2013, levaram a efeito, na Escola sede, a comemoração da Semana da Europa, com a realização das seguintes atividades:
Semana do Cinema Europeu, No Auditório, durante toda a semana, foram projetados, para os diferentes níveis de ensino, os seguintes filmes: Oliver Twist (cinema inglês), Adeus Lenine (cinema alemão), A Turma (cinema francês, Uma Aventura na Casa Assombrada (cinema português).  

Palestra sobre a Cidadania Europeia proferida no dia 7 de Maio de 2013, pela doutora Isabel Baltazar (Team Europa), no Auditório da Escola sede e para um público-alvo constituído por alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade.
No final foram distribuídos livros aos alunos, alusivos à temática dos direitos humanos e, para finalizar, procedeu-se ainda à apresentação e degustação de dois grandes bolos com formato da U.E. e bandeiras dos 27 países membros. Estavam fantásticos.
Instalação alusiva aos países da U.E., no átrio do B7 da escola, esteve em exposição uma Instalação, mostrando alguns aspetos caraterizadores da identidade de cada país, nomeadamente bandeira, trajes regionais, gastronomia típica, monumentos,... O seu significado ia muito para além do que a vista apreendia de imediato e a interpretação ficava a cargo de cada. A obra era intrigante, não passou despercebida, cumpriu o seu objetivo, pôs as pessoas a pensar e houve algumas interpretações/leituras muito interessantes.

Exposição de trabalhos dos alunos: No átrio e corredores os alunos expuseram trabalhos de pesquisa, elaborados no âmbito da disciplina de Geografia, sobre os países da União Europeia. Esmeraram-se pois a informação era muito vasta e visualmente atrativa.
Estas informações foram ainda complementadas com a projeção de documentários, relativos ao tema, no ecrã que se encontra no local. 
No refeitório, quem lá almoçou pôde provar ementas de vários países da União. A decoração do espaço também não foi esquecida. 
Houve muito empenho de alunos, de professores, de funcionários e não podemos esquecer o Refeitório que em muito contribuiu para o sucesso da atividade, principalmente a D. Paula que se excedeu na confeção do Bolo.
Constatou-se que a atividade foi do agrado de toda a comunidade educativa e o feedback foi francamente positivo, tendo-nos chegado vários testemunhos de profunda satisfação. Estão assim de parabéns todos os que nela colaboraram.

0 comentários: