VIAGEM AO PASSADO

quinta-feira, novembro 24, 2011
A pacata aldeia de Palheiros, situada, na freguesia de Sazes de Lorvão, no concelho de Penacova, entre a Espinheira e o Luso, não é um local qualquer. Seria se, há vários milhões de anos, não estivesse coberta de água povoada de seres vivos marítimos cuja presença se faz sentir até à atualidade…
Quem alertou para esta parcela do património histórico e geológico português foi o professor António Alves (proprietário do local onde foram encontrados fosseis).
Foi exatamente este professor que teve a gentileza de acompanhar as professoras e os alunos da Sala Arco-Íris a este refúgio de animais do passado no dia 19 de Outubro de 2011.
Atualmente um campo de eucaliptos com rampas povoadas por pedra, esta propriedade fora habitada por trilobites, parentes afastados dos crustáceos atuais e que viveram em toda a era paleozóica. Animais marinhos pré-históricos (insetos, aranhas, caranguejos, lagostas, bivalves etc.) deixaram as marcas da sua passagem pela aldeia de Palheiros em fosseis diversificados. Trata-se de vestígios de organismos deveras importantes para a compreensão das gerações passadas. Através das camadas de rochas, é possível conhecer a idade e algumas caraterísticas destes seres vivos.
Ora, os alunos da Sala Arco-Íris escavaram e partiram pedra, de modo a encontrar fósseis. Com as lupas procuraram descobrir nas pedras os vestígios destes animais O entusiasmo foi notório e ninguém ficou indiferente à importância histórico-cultural deste fenómeno.
De regresso, trouxeram algumas “recordações” desta viagem ao passado.



0 comentários: