Quem Filosofa?

quinta-feira, novembro 10, 2011


Todos somos humanos, independentemente da cor, estado social ou religião, todos temos gostos, preferências… Porém todos somos diferentes, todos contamos histórias de vida, pensamentos e objetivos diferentes, mas cabe a cada um, respeitar e ser respeitado.
Somos diferentes! A realidade é essa, mas possuímos necessidades comuns e são essas que nos possibilitam um estado de equilíbrio com a nossa alma, tornando-nos, assim, livres pensadores, capazes de nos interrogarmos sobre o mundo que nos assombra a cada gesto.
O mundo não é apenas formado por pessoas, casas, ar, fogo, … A vida é mais que isso, a vida é o mais profundo que há em nós, não é feita de materialismo.
É necessário sermos pássaros ao vento, livres e seguros; nada nos impedirá de seguir o nosso rumo, para nos soltarmos desta constante ignorância; somos seres críticos e inteiramente insatisfeitos, procurando uma explicação para a nossa existência, pois esta transporta consigo um mistério que nos pertence.
A chave desse mistério, és tu! Porque não seres tu a desvendar esse mistério? Basta que para isso, que utilizes a tua mente para seu molde.
Todos nós temos capacidade para estruturarmos uma ideologia, ainda que a de outrem seja contraditória, mas válida, pois partiu da sua consciência. A Filosofia é isso, uma concentração de perguntas jamais compostas por uma resposta, por isso cabe a cada um de nós procurarmos essas respostas, escalando obstáculos e incertezas com o objetivo de desvendar o mistério que nos atormenta.

Ana Lopes, nº 2, 10ºB

0 comentários: