DIA DA NÃO VIOLÊNCIA

terça-feira, fevereiro 08, 2011
O dia 30 de Janeiro foi proclamado Dia da Não Violência em homenagem a Mahatma Gandhi, cuja morte ocorreu neste dia, no ano de 1948. É considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não violenta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.
Os 4 principais pensamentos de Gandhi eram: a verdade, o amor, a não violência e a cooperação, aos quais se poderá ainda acrescentar a desobediência civil, e foi com eles que não só lutou contra os maus tratos e discriminações que os indianos sofriam na África do Sul, como ainda foi através deles que obteve a independência da Índia.
O Agrupamento de Escolas de Penacova comemorou este dia através da dinamização de diversas actividades, entre as quais se destaca a distribuição de materiais/símbolos alusivos à temática (laços, pombas); colocação de azulejos numa parede da escola sede; elaboração, por cada turma, de uma frase sobre a não violência na escola, sendo que esta foi escrita numa “pomba” para posterior exposição na Biblioteca Escolar e dinamização de sessões de sensibilização sobre Bullying - Violência entre pares, pelo Serviço de Psicologia da Escola.

0 comentários: