Visita de Estudo às Caldas de Penacova

sexta-feira, abril 04, 2014
No dia 28 de março, os alunos da turma do 1º CIRC e os seus professores visitaram a fábrica e o armazém das Caldas de Penacova, guiada pelo Engª. Pedro Paulo.
Os alunos manifestaram o seu agrado em relação à visita, visto que esta foi a única do segundo período deste ano letivo.
Estes agradecem o tempo e a boleia disponibilizada pelos professores e esperam por mais momentos de convívio como este.
Cláudio Marques
Vítor Rodrigo Brito


Os alunos da escola de Penacova foram visitar as caldas de Penacova no dia 28 de março da parte da manhã.

Fomos recebidos pelo engenheiro Pedro que nos explicou como funciona a fábrica. Ficámos a saber que a fábrica funciona 24 horas por dia e que trabalham lá 60 pessoas.
A água é captada a 700 metros de profundidade, no aquífero da Serra do Buçaco. Vem através de tubo de alumínio até à fábrica, onde é armazenada em grandes depósitos onde fica a repousar. A água é constantemente analisada.
Na fábrica são feitas as garrafas e garrafões, a partir de uns tubinhos pequeninos. As rolhas e as pegas vêm de fora.
Na fábrica estavam poucas pessoas a trabalhar porque havia muitas máquinas e robots.
A produção da fábrica tem vindo a crescer ao longo dos anos, tendo esta água sido considerada pela DECO, a melhor de Portugal e segundo o Engenheiro Pedro, a melhor do mundo.
Luís Ricardo



No dia 28 de março de 2014 os alunos do 1ºCIRC da Escola Secundaria de Penacova visitaram a Fábrica das Caldas de Penacova.
Começaram por uma palestra na sala de reuniões.
De seguida foram ver o processamento de empacotamento; depois viram como a água é engarrafada e como são as garrafas antes e depois de engarrafadas.
Por fim, vimos onde armazenam a água e onde os camiões a vão buscar para levar para os estabelecimentos de venda.
Nuno Costa
Emanuel Marques

No dia 28 de março de 2014, fomos visitar as Caldas de Penacova.
O Aquífero de Água Mineral Natural da Serra do Buçaco, com circulação profunda, apresenta dois locais de extração, um no Luso e outro em Caldas de Penacova, sendo constituído por rochas quartzíticas muito pouco solúveis, que conferem à água uma mineralização muito baixa. 
Foi uma experiência muito boa e agradecemos também aos professores de Física e Química, Português, TIC e Educação física por nos ter acompanhado nesta visita guiada.
Carlos Lopes
Roberto Oliveira

No dia 28.03.2014, pela manhã, a turma 1ºCIRC da Escola E.B.2,3 de Penacova foi às Caldas de Penacova, numa visita de estudo para conhecer a fábrica.
Foi uma visita de estudo muito interessante onde podemos conhecer o ciclo da água desde a extração ao engarrafamento.
Agora sabemos que a água é muito importante para a saúde. Vimos como as garrafas são feitas e engarrafadas. Exportam para grande parte do Mundo.
Francisco
Sílvio

A minha turma e as senhoras professoras viveram uma grande aventura, quando fomos à fábrica das Caldas de Penacova: Começámos por ouvir o encarregado da Fábrica que explicou como nasceu a fábrica.
Estivemos também a ver o engarrafamento da água.
A iniciativa da visita teve origem na professora de Física e Química que teve todo o prazer de nos dar esta oportunidade maravilhosa.
Todos nós estamos gratos pela visita às caldas de Penacova.
Ricardo Lopes

 
No dia 28 de março decorreu a visita de estudo às caldas de Penacova.
A turma do 1º CIRC dirigiu-se à fábrica das Caldas; foram procurar métodos e explicações de como tudo era feito; verificar como era introduzida a água nas garrafas e garrafões, produzida a embalagem, colocado o plástico de enrolamento exterior, colocado o rótulo nas garrafas e garrafões. Também viram como era produzida uma garrafa assim como os garrafões. Vimos como eram colocadas as paletes com os vários litros de água.
No fim da visita, chegou um camião e deu para ver como eram carregadas as paletes de garrafas e garrafões de água.
César Augusto
João Conceição


 
No passado dia 28 de Março, a turma do 1ºCIRC da Escola Secundária de Penacova, teve uma visita às Caldas de Penacova por  iniciativa da professora de Físico-Química.
No início da visita tivemos uma ligeira palestra com o engenheiro Pedro Paulo sobre como nasceu e como funciona a fábrica. De seguida, visitámos as instalações onde as garrafas são fabricadas e embaladas.
Estamos muito gratos pela visita e às professoras que nos acompanharam.
Diogo Henriques
Pedro Almeida

0 comentários: