Programa Eco-Escolas

quinta-feira, novembro 22, 2012

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional, implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Destina-se preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino e pretende:
- encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
- estimular o hábito de participação envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das ações.
- motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
            - etc…

O programa segue uma metodologia inspirada na Agenda 21 e é constituído por 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.

Em todas as Eco-Escolas deverão ser trabalhados os temas base, que são a água, resíduos, energia e agricultura biológica (tema do ano). Como temas complementares foram selecionados os seguintes temas: biodiversidade, espaços exteriores e alterações climáticas. Anualmente, decorrem diversos concursos de âmbito nacional, a desenvolver pelos alunos desde o pré-escolar ao secundário, tais como: Brigada Verde, Geração Depositrão, Poster Eco- Código e Escola da Energia (inclui a Equipa da Energia, Código da Energia, BD da Energia, Protótipos com Energia e Matemática da Energia).
O esforço da escola é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência na escola de uma educação ambiental coerente e de qualidade.
Este Programa será implementado numa 1ªfase em parceria com o Clube PROSEPE e aulas de Ciências Naturais do 5ºano, sendo responsáveis as docentes Maria de Fátima Cruz e Cristina Simões da EB 2,3/S de Penacova. 

0 comentários: