O Programa Eco-Escolas é um programa internacional, implementado em
Portugal pela Associação Bandeira Azul, que pretende encorajar ações e
reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da
Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Destina-se
preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em
qualquer grau de ensino e pretende:
- encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho
desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do
espaço escolar e sensibilização da comunidade.
- estimular o hábito de participação envolvendo
ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das
ações.
- motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de
comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e
comunitário.
- etc…
O
programa segue uma metodologia
inspirada na Agenda 21 e é constituído por 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de
ação; monitorização/avaliação; trabalho curricular;
divulgação à comunidade;
eco-código.
Em todas as Eco-Escolas
deverão ser trabalhados os temas base, que são a água, resíduos, energia e agricultura biológica
(tema do ano). Como temas complementares foram selecionados os seguintes temas:
biodiversidade, espaços exteriores e alterações climáticas. Anualmente,
decorrem diversos concursos de âmbito nacional, a desenvolver pelos alunos
desde o pré-escolar ao secundário, tais como: Brigada Verde, Geração Depositrão,
Poster Eco- Código e Escola da Energia (inclui a Equipa da Energia, Código da
Energia, BD da Energia, Protótipos com Energia e Matemática da Energia).
O esforço da escola é reconhecido
através da atribuição de uma Bandeira
Verde, que certifica a existência na escola de uma educação ambiental
coerente e de qualidade.
Este Programa será implementado numa
1ªfase em parceria com o Clube PROSEPE e aulas de Ciências Naturais do 5ºano,
sendo responsáveis as docentes Maria de Fátima Cruz e Cristina Simões da EB 2,3/S de Penacova.
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