Dia Mundial da Alimentação: Carta aberta aos alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova

terça-feira, outubro 16, 2012
Hoje, dia 16 de outubro, é Dia Mundial da Alimentação, é um momento para refletires se a alimentação e as bebidas que consomes favorecem e protegem a tua saúde.
És diariamente bombardeado(a) por uma publicidade enganosa que, com artes sofisticadas e alguns truques, procura tornar-te um grande consumidor dos produtos que interessa vender, tais como: bebidas alcoólicas (cerveja, bebidas brancas e/ou espirituosas, …), bebidas açucaradas (como os refrigerantes), alimentos salgados e gordurosos (como os hambúrgueres, as pizzas, os folhados, …), mas também alimentos açucarados (como os bolos, as bolachas, …). Estes alimentos altamente calóricos, isto é, ricos em energia, são responsáveis por desequilíbrios alimentares que se vão refletir frequentemente em obesidade, diabetes e outros problemas graves de saúde.
Em contradição, esta mesma sociedade de consumo, depois de te levar a consumir as suas “maravilhas”, vai exigir-te que tenhas um corpo bonito, esbelto, robusto e saudável.
És uma dupla vítima desta mesma sociedade consumista, pois pagas, por produtos que te “sugerem” para comer e beber e depois irás ter que pagar pelos medicamentos para combateres as doenças e os “males” provocados por esses falsos alimentos.
Pensa nisto.
Já agora, aproveita e almoça no refeitório da tua Escola pois essa refeição respeita a Roda dos Alimentos.


Penacova, 16 de Outubro de 2012
A Equipa PES

0 comentários: