VISITA DE ESTUDO AO OCEANÁRIO DE LISBOA

segunda-feira, maio 17, 2010
No dia 27 de Abril, os alunos da Sala Arco-Íris quebraram a rotina e fizeram uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa.
Tratou-se de uma oportunidade para proporcionar a estes alunos a possibilidade de contactar com ambientes sócio-culturais diferentes daqueles em que se movimentam quotidianamente (e aos quais, noutras circunstâncias, não teriam acesso).
A saída da sede do Agrupamento de Escolas António José de Almeida ocorreu pelas 9 horas da manhã e o regresso teve lugar por volta das 18 horas.
Através desta actividade, os alunos aprofundaram o conhecimento dos oceanos, revelando-se sensibilizados para o dever de conservação do património natural, essencialmente através da alteração dos seus comportamentos.
Além de contactarem com a biodiversidade marinha, participaram em actividades educativas que deram a conhecer os oceanos, os seus habitantes e a sua missão, abordando os desafios ambientais da actualidade.
É de registar também o enorme envolvimento destas crianças e jovens com a mascote do oceanário (o tão famoso Vasco!), que fez com que percebessem que aprender pode ser muito divertido (por outras palavras, que “a brincar, a brincar, se aprendem coisas sérias”).
Enfim, esta visita de estudo contribuiu para reforçar conhecimentos, assim como a responsabilidade social no que à preservação das fauna e flora marinhas diz respeito. Todavia, o que se revelou mesmo mais interessante e digno de registo foi a possibilidade de se aprofundarem e melhorarem as relações interpessoais!

0 comentários: