Estudo elaborado pela Estação Meteorológica da Escola Secundária c/ 3º CEB de Penacova

sexta-feira, fevereiro 10, 2006


Encontra-se em funcionamento na Escola Secundária com 3º Ciclo de Penacova uma estação meteorológica, automática, segundo o Pakcom Wireless Communication Software, que regista informação diária de valores de Temperatura (em ºC), Humidade Relativa (em %), Precipitação (em mm), Velocidade do vento (Km/h), Direcção do Vento (em graus/Norte) e Pressão Atmosférica (em milibares).
Analisando o gráfico anexo verifica-se a variação da temperatura por intermédio do cálculo das respectivas temperaturas médias mensais bem como os respectivos valores de precipitação, mês a mês.
No período considerado registaram-se dois meses com ausência total de precipitação – Maio e Junho. Os meses de Julho, Agosto e Janeiro registaram valores de precipitação total inferior a 1mm. Apesar dos meses de Setembro, Outubro , Novembro e Dezembro terem registado alguma precipitação são, no entanto, considerados meses secos.
No que respeita à variação da temperatura média mensal observa-se que o valor mais elevado se registou no mês de Agosto (25º.6 C) e o valor mais baixo no mês de Janeiro, com apenas 8º.8 C.Regista-se, como curiosidade, que a temperatura mais baixa registada nesta estação meteorológica ocorreu no dia 31 de Janeiro, às 8h – ( -0.07 ).



Image hosting by Photobucket




Image hosting by Photobucket

1 comentários:

  • Muito bem! Parabéns ao Departamento de Geografia.