PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Proposta
I- INTRODUÇÃO:
A aposta no Projecto do Jornal da Escola continua a ser, para todos, de uma utilidade e proveito reconhecidos, se recordarmos os princípios orientadores da Escola como um espaço que proporciona aos jovens, não só a consolidação e domínio de saberes e metodologias, mas também como um espaço:
- que promove a divulgação de informações do quotidiano escolar, local e nacional, fortalecendo os mecanismos de ligação entre a Escola, os Alunos, os Pais / Encarregados de Educação e a Comunidade, dentro dos princípios básicos da liberdade na responsabilidade, da reflexão metódica, da tolerância, do respeito pela diferença, da sensibilidade, da disponibilidade;
- que cria as condições práticas que favorecem ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia pessoal, que estimulam e fomentam o desenvolvimento de atitudes de iniciativa e criatividade, na sensibilidade para criações de tipo cultural, artístico, lúdico, literário ou no domínio da pesquisa e da investigação;
- que favorece, na sua dimensão para a Cidadania, o espírito da solidariedade, partilha e cooperação e o domínio de capacidades, hábitos e técnicas de trabalho pessoal e em equipa.
II- OBJECTIVOS:
Assim sendo, os objectivos gerais da existência do Projecto do Jornal na Escola continuam a ser:
1. divulgar informação de interesse geral, a nível da promoção e desenvolvimento da Escola e da Comunidade local, fortalecendo os mecanismos de aproximação entre a Escola, os Alunos, os Pais e Encarregados de Educação e a Comunidade;
2. formar, a partir da realidade concreta da sua vida escolar local, regional e nacional, jovens sensibilizados para a sua colectividade local e para os acontecimentos da Comunidade;
3. proporcionar a reflexão sobre situações do quotidiano pessoal, local e nacional;
4. fomentar uma atitude responsável de trabalho pessoal e em equipa, promovendo os princípios básicos da liberdade, do respeito, da responsabilidade e da tolerância;
5. estimular a iniciativa, a criatividade e a sensibilidade dos jovens, como factor de enriquecimento da sua personalidade, a nível da pesquisa, da sua expressão criativa, cultural e artística.
III- FUNCIONAMENTO DO JORNAL … NA PAREDE:
Da aposta no enriquecimento permanente, no gosto pela mudança e pela aceitação de novos desafios, surgiu, no final do ano lectivo transacto, o desejo de implementar, nesta Escola, o Jornal de parede.
Desta forma, o Jornal da Escola estará, sempre, perto dos Alunos e de toda a Comunidade Escolar, mas também dos Pais e Encarregados de Educação e da Comunidade em geral, que a Escola deseja cada vez mais participativos e intervenientes na vida dos alunos.
Desta forma, também, o Jornal estará em actualização permanente, divulgando, de forma contínua, as actividades da Escola.
Torna-se evidente a necessidade de Alunos, Professores e todos os agentes da Comunidade conhecerem a nova Orgânica de Funcionamento do Jornal da Escola:
1. Será, anualmente, constituída pelo Conselho Executivo, a Equipa de Professores responsáveis pelo Projecto do Jornal, que funcionará na Biblioteca da Escola, em horário a determinar, devidamente afixado;
2. Os materiais a divulgar no Jornal serão entregues pelos Alunos a um dos seus Professores, consoante o tema / Disciplina objecto de divulgação, em suporte informático, com indicação dos seus autores e datados;
3. Os Professores acima mencionados deverão fazer uma revisão dos textos objecto de divulgação e, posteriormente, entregá-los à Equipa do Jornal;
4. A Equipa do Jornal deverá:
- receber dos Professores os materiais a divulgar no Jornal da Escola;
- apresentá-los ao Conselho Executivo, para autorização de publicação;
- introduzi-los no computador, na pasta do Jornal da Escola;
- afixá-los nos placards destinados ao Jornal de parede, que se encontram junto à entrada do Bloco 5;
- renovar contínua e oportunamente as suas divulgações.
Qualquer alteração das normas acima referidas, constantes da orgânica do funcionamento deste Projecto, deverá ser discutida em Conselho Pedagógico, aprovada em Assembleia de Escola, comunicada à Comunidade Escolar e ratificada neste documento pelo Conselho Executivo da Escola.
IV- CONCLUSÃO:
A perspectiva da existência de um Jornal na Escola, apresentada no início deste documento, justifica, desde já, o reconhecimento da sua importância e o êxito da sua dinamização, pela participação activa e responsável dos alunos num Projecto que investe nas suas experiências, gostos, necessidades e interesses e que os afirma como seres comunicativos, intervenientes, autónomos e solidários.
Para além disso, é notória a sua utilidade no favorecimento de trabalhos de pesquisa, de leitura, de registo e de expressão, em Língua Portuguesa, de textos de diferentes géneros, que os ajudarão na construção de novos saberes, utilizando a escrita e a leitura como fonte de informação para múltiplas finalidades, relacionando essa informação com as experiências, ideias, sentimentos e valores próprios e dos outros e apreciando-a criticamente.
Com efeito, trata-se de um tipo de trabalho que propicia aos nossos jovens o desenvolvimento das suas capacidades pessoais e que, como tal, se inscreve no percurso da criação de atitudes e comportamentos intervenientes, responsáveis e autónomos.
Aproximar os Alunos e a Comunidade Escolar, em geral, e os Pais / Encarregados de Educação e a Comunidade, é favorecer a sua maior intervenção na Escola, numa manifestação que se pretende sempre activa, comparticipada e continuamente actualizada é o espírito do novo Jornal … na parede.
Penacova, 1 de Julho de 2005
Proposta
I- INTRODUÇÃO:
A aposta no Projecto do Jornal da Escola continua a ser, para todos, de uma utilidade e proveito reconhecidos, se recordarmos os princípios orientadores da Escola como um espaço que proporciona aos jovens, não só a consolidação e domínio de saberes e metodologias, mas também como um espaço:
- que promove a divulgação de informações do quotidiano escolar, local e nacional, fortalecendo os mecanismos de ligação entre a Escola, os Alunos, os Pais / Encarregados de Educação e a Comunidade, dentro dos princípios básicos da liberdade na responsabilidade, da reflexão metódica, da tolerância, do respeito pela diferença, da sensibilidade, da disponibilidade;
- que cria as condições práticas que favorecem ao aluno o desenvolvimento da sua autonomia pessoal, que estimulam e fomentam o desenvolvimento de atitudes de iniciativa e criatividade, na sensibilidade para criações de tipo cultural, artístico, lúdico, literário ou no domínio da pesquisa e da investigação;
- que favorece, na sua dimensão para a Cidadania, o espírito da solidariedade, partilha e cooperação e o domínio de capacidades, hábitos e técnicas de trabalho pessoal e em equipa.
II- OBJECTIVOS:
Assim sendo, os objectivos gerais da existência do Projecto do Jornal na Escola continuam a ser:
1. divulgar informação de interesse geral, a nível da promoção e desenvolvimento da Escola e da Comunidade local, fortalecendo os mecanismos de aproximação entre a Escola, os Alunos, os Pais e Encarregados de Educação e a Comunidade;
2. formar, a partir da realidade concreta da sua vida escolar local, regional e nacional, jovens sensibilizados para a sua colectividade local e para os acontecimentos da Comunidade;
3. proporcionar a reflexão sobre situações do quotidiano pessoal, local e nacional;
4. fomentar uma atitude responsável de trabalho pessoal e em equipa, promovendo os princípios básicos da liberdade, do respeito, da responsabilidade e da tolerância;
5. estimular a iniciativa, a criatividade e a sensibilidade dos jovens, como factor de enriquecimento da sua personalidade, a nível da pesquisa, da sua expressão criativa, cultural e artística.
III- FUNCIONAMENTO DO JORNAL … NA PAREDE:
Da aposta no enriquecimento permanente, no gosto pela mudança e pela aceitação de novos desafios, surgiu, no final do ano lectivo transacto, o desejo de implementar, nesta Escola, o Jornal de parede.
Desta forma, o Jornal da Escola estará, sempre, perto dos Alunos e de toda a Comunidade Escolar, mas também dos Pais e Encarregados de Educação e da Comunidade em geral, que a Escola deseja cada vez mais participativos e intervenientes na vida dos alunos.
Desta forma, também, o Jornal estará em actualização permanente, divulgando, de forma contínua, as actividades da Escola.
Torna-se evidente a necessidade de Alunos, Professores e todos os agentes da Comunidade conhecerem a nova Orgânica de Funcionamento do Jornal da Escola:
1. Será, anualmente, constituída pelo Conselho Executivo, a Equipa de Professores responsáveis pelo Projecto do Jornal, que funcionará na Biblioteca da Escola, em horário a determinar, devidamente afixado;
2. Os materiais a divulgar no Jornal serão entregues pelos Alunos a um dos seus Professores, consoante o tema / Disciplina objecto de divulgação, em suporte informático, com indicação dos seus autores e datados;
3. Os Professores acima mencionados deverão fazer uma revisão dos textos objecto de divulgação e, posteriormente, entregá-los à Equipa do Jornal;
4. A Equipa do Jornal deverá:
- receber dos Professores os materiais a divulgar no Jornal da Escola;
- apresentá-los ao Conselho Executivo, para autorização de publicação;
- introduzi-los no computador, na pasta do Jornal da Escola;
- afixá-los nos placards destinados ao Jornal de parede, que se encontram junto à entrada do Bloco 5;
- renovar contínua e oportunamente as suas divulgações.
Qualquer alteração das normas acima referidas, constantes da orgânica do funcionamento deste Projecto, deverá ser discutida em Conselho Pedagógico, aprovada em Assembleia de Escola, comunicada à Comunidade Escolar e ratificada neste documento pelo Conselho Executivo da Escola.
IV- CONCLUSÃO:
A perspectiva da existência de um Jornal na Escola, apresentada no início deste documento, justifica, desde já, o reconhecimento da sua importância e o êxito da sua dinamização, pela participação activa e responsável dos alunos num Projecto que investe nas suas experiências, gostos, necessidades e interesses e que os afirma como seres comunicativos, intervenientes, autónomos e solidários.
Para além disso, é notória a sua utilidade no favorecimento de trabalhos de pesquisa, de leitura, de registo e de expressão, em Língua Portuguesa, de textos de diferentes géneros, que os ajudarão na construção de novos saberes, utilizando a escrita e a leitura como fonte de informação para múltiplas finalidades, relacionando essa informação com as experiências, ideias, sentimentos e valores próprios e dos outros e apreciando-a criticamente.
Com efeito, trata-se de um tipo de trabalho que propicia aos nossos jovens o desenvolvimento das suas capacidades pessoais e que, como tal, se inscreve no percurso da criação de atitudes e comportamentos intervenientes, responsáveis e autónomos.
Aproximar os Alunos e a Comunidade Escolar, em geral, e os Pais / Encarregados de Educação e a Comunidade, é favorecer a sua maior intervenção na Escola, numa manifestação que se pretende sempre activa, comparticipada e continuamente actualizada é o espírito do novo Jornal … na parede.
Penacova, 1 de Julho de 2005
1 comentários:
sim senhor a escola de penacova rula.façam uma noticia sobre o baile de finalistas plese.
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